shutterstock_1557721301

4 dicas para fazer uma boa redação

Robson Ribeiro

Você talvez fique surpreso ao descobrir que as dicas de redação que listamos ao longo desse artigo são bastante simples. Mas a verdade é a de que um bom texto não precisa ser complicado e nem sequer tem muitas regras. As melhores e mais eficientes técnicas incluem, basicamente, dar atenção aos pequenos detalhes.

Quer saber como fazer uma redação nota mil no Enem ou se destacar no próximo vestibular? Então continue a ler e prepare-se para colocar todos os macetes abaixo em prática!

shutterstock_1079701271

1 - Faça uma revisão cuidadosa do texto

Os corretores das redações são bastantes críticos com os erros gramaticais e cada palavra errada é um ponto perdido. Por isso, melhor revisar do que remediar.

O domínio das regras é, inclusive, uma das competências exigidas pela equipe avaliadora. Se ficar claro que você tem dificuldade com a escrita de algumas palavras, concordância de verbos ou acentuação, por exemplo, uma boa nota certamente não virá.

Rever o texto antes de passar a limpo evita tanto as falhas na Gramática como aquelas cometidas pela pressa de acabar a prova rapidamente.

 

2 - Use dados e referências

Os avaliadores das redações não procuram apenas textos escritos corretamente, mas também que tragam pontos de vista relevantes e bem fundamentados. Afinal, as redações dos vestibulares são dissertativas argumentativas.

Tenha um bom repertório de referências para adicionar ao seu texto. Vale usar citações, dados e pensamentos de autores que encaixem no contexto, respeitando sempre o estilo do texto e o espaço disponível.

Para que essa estratégia funcione é fundamental manter-se bem informado, ter hábitos de leitura, ouvir música e observar o mundo ao redor.

3 - Evite frases e parágrafos longos

Uma das melhores dicas de redação que se pode dar é evitar grandes blocos de texto. Eles deixam a leitura cansativa e monótona, o que o você certamente não quer que aconteça.

O mesmo vale também para frases muito longas. Nesse caso, há ainda o risco de “perder” a ideia que gostaria de passar, além de deixar o texto confuso. 

4 - Planeje o texto antes de começar a escrever

Um dos maiores erros dos estudantes na redação é não planejar o texto. Não raramente escrevem a primeira coisa que vem à mente e acabam sem saber muito bem como estruturar a ideia.

O resultado é que o espaço delimitado para escrever poderá parece ser insuficiente. Ou, ainda, você poderá achar difícil transmitir a ideia desejada ao longo da redação. Às vezes também não  conseguirá concluir o texto com o “impacto” desejado.

Seja estratégico. Antes de começar a dissertar, organize em tópicos tudo o que você gostaria de dizer, e pense em uma forma de encaixar o que for relevante. 

Não se esqueça de colocar no seu cronograma de estudos momentos de treinamento da escrita. Parece ser muita coisa para lembrar na hora de escrever, mas, com a prática, você se tornará um expert  e desenvolverá uma técnica de redação própria.

Quero fazer um cronograma de estudos perfeito!

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts