dicas para concentração na hora de esutdar

4 técnicas de concentração para lidar com a ansiedade na hora de estudar

Robson Ribeiro

Quem nunca teve um ataque de nervosismo quando descobriu a quantidade de matéria que ainda faltava estudar? Quem nunca se perdeu em pensamentos e sentiu aquele frio na barriga só imaginando se conseguirá a tão sonhada aprovação? As diversas técnicas de concentração que existem ajudam a manter a cabeça no lugar e focar no que realmente importa.

Dificilmente, o rendimento será o melhor se você estiver estressado, preocupado, tenso ou nervoso nesse momento. Descubra como se concentrar nos estudos com mudanças simples para obter os melhores resultados.

técnicas de concentração pra estudar

1. Organize e limpe local em que vai estudar


Não minimize o poder de distração de uma bagunça! Por menos ligado em organização que você possa ser, estudar em uma mesa completamente desordenada pode ser uma tarefa difícil. A atenção terá mais itens por onde se dispersar.

Para evitar esse tipo de problema, escolha um local “desimpedido”. Deixe em cima da mesa apenas os livros, cadernos e listas que vai usar. Assim, o foco é direcionado.

A mesma lógica vale para a limpeza do ambiente. Além da sujeira ajudar a dispersar, um local bem cuidado, iluminado e arejado transmite uma sensação muito mais positiva.

2. Separe o estudo em blocos e faça pausas


Ansiedade e estudo são duas palavras que normalmente andam lado a lado, especialmente em ano de vestibular. O conteúdo acumulado é o principal responsável por essa associação. Tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo não é a melhor alternativa.

O melhor para manter a calma e a concentração é dividir o horário de estudo em blocos, alternando as matérias e nunca estudar muitas horas seguidas. Experimente, por exemplo, organizar o conteúdo em blocos de 30 minutos com esquemas e bullet points

Não abra mão das pausas. Elas são fundamentais para promover o relaxamento, mas também o aprendizado, pois o cérebro continua a absorver nos momentos de descanso.

3. Divirta-se por 10 minutos antes de começar


Aqui está uma boa forma de relaxar para estudar: 10 minutos antes de pegar nos livros. Faça algo que adora, uma coisa leve e divertida. Pode ser o que você quiser. Vale navegar um pouco pelas redes sociais, ouvir algumas músicas, jogar videogame, dançar, qualquer coisa. O mais importante é não passar de 10 minutos.

Com essa técnica de concentração simples e rápida, você estará pronto para eliminar qualquer inquietação.

4. Mantenha o smartphone em outro cômodo


A tecnologia não deve ser tratada como a origem de todos os males, mas também é verdade que precisa ser usada com moderação. As constantes notificações do celular atrapalham qualquer um e não há técnica de concentração que dê conta. 

Mesmo no modo silencioso, existem sempre as luzes ou a vibração. A proximidade acaba por ser sempre uma tentação, mesmo no modo avião. Você pode colocar o despertador/alarme para tocar quando for hora de fazer as pausas.

E aí, pronto para colocar essas técnicas de concentração em prática? Se você tiver uma que não está aqui e funciona, compartilha com a gente!

Como montar uma rotina  de estudos eficiente?

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts