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4 técnicas de relaxamento: vença o estresse nos estudos

Robson Ribeiro

Ano de vestibular não é fácil! À medida em que as datas das provas se aproximam, o nível de ansiedade sobe. Um estado emocional alterado mesmo antes do “dia D” pode fazer toda a diferença, e é por isso que as técnicas de relaxamento são tão importantes.

Tensão e estresse elevam os níveis de cortisol, o que impossibilita que você estude com tranquilidade. O resultado é uma menor concentração e a sensação de que as horas em  frente aos livros simplesmente não renderam.

Você tem se sentido assim? Então precisa de algumas estratégias para manter a calma. Confira as 4 técnicas que podem ajudá-lo a ultrapassar este momento com mais qualidade de vida.

PAON (Pare, Alimente-se, Oriente-se e Navegue)

E eis uma técnica de relaxamento com origem em medidas de sobrevivência na selva! A sigla PAON, também conhecida como ESAON (Estacione, Sente-se, Alimente-se, Oriente-se, Navegue), revela uma forma prudente de agir diante de um momento desafiante.

Quando não estiver conseguindo se concentrar e sentir o medo da não aprovação chegar, pare um pouco. Coma alguma coisa leve, abstraia seus pensamentos durante dois ou três minutos e volte. Muitas vezes, basta uma pequena pausa para quebrar o ciclo de pensamentos negativos.

Lembre-se de não alongar muito o intervalo para não perder o objetivo de vista e dar lugar à procrastinação, outra inimiga do vestibulando.

Aprenda a respirar

Você sabe respirar conscientemente? A forma como o ar entra e sai do nosso corpo pode definir se ficamos mais ou menos relaxados.

Antes de dar início ao seu momento diário de estudos, tente o seguinte: inspire profundamente pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca durante 8 segundos. 

Repita esse processo durante 10 minutos e verá que será muito mais fácil cumprir com os conteúdos previstos para o dia.

Rotina organizada, mente relaxada

Tudo o que você não precisa em um momento tão decisivo é de desorganização. Como relaxar não tendo ideia do que ainda falta estudar e se você está a par de todas as matérias? É motivo mais do que suficiente para disparar qualquer alarme de ansiedade.

Invista em uma rotina de estudos adequada, que contemple a sua realidade, e que inclua, além das horas de estudo, tempos de descanso e outras atividades. Além disso, faça e mantenha o seu cronograma atualizado.

Relaxamento muscular

As técnicas de relaxamento trabalham muito com a mente, mas devem envolver o corpo também para que o resultado seja completo. Uma forma bastante eficaz de aliviar o estresse é promover o relaxamento muscular.

Mas, afinal, o que é isso? Em outras palavras, atividade física. Escolha um exercício que combine com você. Não precisa ser algo de alto impacto. Pode ser meditação, ioga, pilates, caminhada, natação ou até mesmo uma volta de bicicleta no parque. 

A ideia é promover a circulação da endorfina, hormônio que ajuda no relaxamento e é liberado na corrente sanguínea depois da prática de exercícios físicos.

Colocando essas técnicas em prática, não há nervosismo que resista. O que você está esperando para testá-las?

Quero saber mais sobre técnicas de concentração!

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