shutterstock_579095140

8 filmes de história para você aprender enquanto se diverte

Robson Ribeiro

Existem maneiras dinâmicas de se aprender história para o vestibular e o Enem, e os filmes sobre a história são um exemplo disso.

Os documentários de história podem ser usados para ilustrar o aprendizado do estudante, melhorando o entendimento sobre os acontecimentos do mundo.

É importante falar que os filmes servem como complemento, auxiliando na fixação do conteúdo. Porém, somado a isso é essencial que o estudante também leia obras específicas de História, seja em livros ou em apostilas durante a sua rotina de estudos

A seguir, veja a lista de filmes indicados para os seus estudos de História.

1 – Troia

Troia

Troia (2004) é um exemplo de filme que pode ilustrar o conteúdo da Grécia Antiga. O filme conta uma história que pretende retratar o ano de 1193 a.C., em que o rei Menelau de Esparta e seu irmão Agamenon convocam todas as tribos gregas para atacar a cidade de Troia em vingança ao suposto sequestro de Helena, rainha de Esparta, por Páris, príncipe de Troia.

2 – Cruzada

Cruzada

Cruzada (2005) é um filme que pode explicar o conteúdo da Idade Média. Nele um jovem francês, Balian, vai para Jerusalém servir nas Cruzadas e lá apoia um rei leproso, Balduíno IV, encontrando a sua redenção como um cavaleiro.

3 – Olga

Olga

O filme Olga (2004) esclarece como era a época da Era Vargas e do Estado Novo e também fala sobre o Nazismo na Alemanha. A história foi inspirada na biografia de Olga Benário, alemã, judia e comunista que veio ao Brasil lutar por seus ideais políticos, depois de ser forçada a fugir da União Soviética. No Brasil ela conhece Luís Carlos Prestes, que foi um dos principais líderes comunistas do país, com quem vive um romance e tem uma filha.

4 – Maria Antonieta

Maria Antonieta

Maria Antonieta (2007) retrata a época da Revolução Francesa, na qual a princesa austríaca Maria Antonieta foi enviada à França para se casar com o príncipe Luís XVI, como parte de um acordo entre os dois países. Enquanto a princesa está na corte de Versalles, a revolução vai se arquitetando para eclodir fora do palácio.

5 – Tempos Modernos

Tempos Modernos

Tempos Modernos (1936) é um clássico que ilustra a Era da Revolução Industrial. O filme mostra o crescente papel das máquinas nas fábricas, bem como a história de um operário de uma linha de montagem que fica desempregado, tem uma crise nervosa, e depois é preso equivocadamente como um comunista.

6 – A Vida É Bela

A Vida É Bela

O filme A Vida é Bela (1997) narra a época da Segunda Guerra Mundial e da ascensão do nazismo. A história se passa na Itália, com uma família judia, na qual um pai e seu filho são levados para um campo de concentração nazista. Para esconder a terrível verdade sobre a intolerância e o genocídio que ocorriam, o pai, a fim de proteger seu filho, transforma tudo em uma brincadeira. 

7 – Os 13 Dias que Abalaram o Mundo

Os 13 Dias que Abalaram o Mundo

Os 13 Dias que Abalaram o Mundo (2000) retrata a época da Guerra Fria, mostrando os fatos que aconteceram na Casa Branca nos treze dias que envolveram a crise de mísseis com Cuba, em outubro de 1962.

8 – Adeus, Lênin

Adeus, Lênin

O filme Adeus, Lênin (2002) esclarece os acontecimentos da crise do socialismo e do fim da União Soviética. O filme retrata o ano de 1989, contando a história da Sra. Kerner, que entra em coma por alguns dias e não fica sabendo sobre a queda do muro de Berlim. Para ajudá-la em sua recuperação, seu filho, com a ajuda de um amigo, simula que nada mudou, confeccionando vídeos sobre o antigo regime.

Conheça as 4 melhores técnicas de estudo!

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts