como fazer um cronograma de estudos

Aprenda a fazer um cronograma de estudos perfeito!

Robson Ribeiro

Um cronograma de estudos pode fazer toda a diferença no seu rendimento, rotina e aprendizado. Todos sabem que ano de vestibular é aquela loucura, os conteúdos parecem nunca acabar e alguma matéria é sempre esquecida.

Promovendo uma organização dos estudos, você garante que nada fique de fora e que o tempo disponível seja aproveitado da melhor forma possível. Confira passo a passo como fazer o cronograma que vai fazer a aprovação chegar muito em breve.

fazer um cronograma de estudos

Defina quantas horas você tem para estudar

Não há forma de organizar um cronograma de estudos sem antes entender como é a sua rotina. Portanto, liste todas as atividades do seu dia, desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir, deixando claro em que horário faz cada uma das atividades.

Considere tudo, inclusive deslocamentos, refeições e horas de sono. Honestidade e clareza são fundamentais nesse processo, já que ele será a base do calendário. 

O mais indicado é que você faça esta fase em forma de tabela para que seja mais fácil visualizar o seu cotidiano. O tempo que sobrar será, então, o de estudo. 

Escolha a ordem das disciplinas e quais priorizar

Pode ser complicado decidir quais disciplinas priorizar na hora de começar a estudar. Outra dúvida comum entre os alunos é quanto tempo dedicar para cada matéria. Acontece o mesmo com você? Não tem muito segredo: você deve dar uma atenção especial àquelas em que tem mais dificuldade, principalmente se elas tiverem peso no curso em que quer ser aprovado.

As matérias de maior peso para a faculdade que você tiver escolhido devem estar no topo da tabela de tempo. Para cada uma delas, você deve reservar de 1 a 2 horas por dia. Se for uma disciplina em que você tem dificuldade, acrescente 30 minutos. Se tiver facilidade, reduza 30 minutos do horário de estudos. Para as outras disciplinas, o tempo deve ir de 10 a 60 minutos por dia.

Se você frequentar um cursinho, o cronograma já fica bem mais intuitivo, pois é recomendado que se estude as matérias já abordadas naquele dia. Caso contrário, faça um ciclo de estudos de forma que os dias de uma disciplina não fiquem demasiado afastados. É preciso manter o motor quente!

Lembre que os imprevistos acontecem e que algo pode falhar durante a semana. Por isso, reveja o seu cronograma na sexta ou no fim de semana para conseguir compensar  se alguma matéria tiver ficado de fora.

Inclua sempre pausas e tempo de lazer

Um cronograma de sucesso não é feito 100% de estudos, esse é o grande segredo. O cérebro precisa de pausas para conseguir absorver o que é lido e revisado. Caso contrário, por mais horas que se passe estudando, o cansaço é tão grande, que o aprendizado é nulo.

Por isso, faça intervalos a cada 25 minutos ou 1 hora de estudos. Mantenha na rotina atividades de que gosta e momentos para descontrair, relaxar. Isso também faz parte da vida de um pré-vestibulando.

A sua tão sonhada aprovação é fruto de muito trabalho e estudo, mas também de equilíbrio. Com dedicação, compromisso, foco, organização e um cronograma poderoso esse será o seu ano!

5 técnicas de memorização que  você precisa conhecer 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts