Estudante em dúvida entre as áreas de humanas e exatas

Biológicas, humanas ou exatas: qual área mais combina com você?

Robson Ribeiro

A tradicional oposição entre Humanas e Exatas - até por suas distinções em basicamente tudo - rende muitas piadinhas e memes. Risadas à parte, ainda há que considerar as Biológicas e está formado o trio das diferentes áreas de conhecimento. Mesmo assim, muitos estudantes ainda não conseguiram perceber com qual delas se identificam mais.

Saiba mais sobre cada uma dessas áreas de uma maneira informativa e esclarecedora.

Estudante em dúvida sobre a área de humanas

Ciências Biológicas

A área de Biológicas é para quem admira a vida, esteja ela em pessoas, animais, plantas ou micro-organismos. Nesse campo estão os cursos que envolvem temas como natureza e a saúde, seja ela dos humanos ou dos outros animais. 

É aqui que estão incluídos cursos como Medicina, Veterinária, Biologia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina e Educação Física.

As principais disciplinas para as Biológicas são Biologia (claro!) e Química. Além de boas notas nestas matérias, um estudante desta área tem uma curiosidade quase insaciável e é fã de experimentos. Para ele, as longas horas de laboratório, testes e investigações não são, nem de longe, um problema.

É importante ainda ter uma grande capacidade de concentração e análise para conseguir perceber sintomas, desvendar padrões e identificar alterações.

Ciências Humanas

O objeto de estudo das Humanas, como o próprio nome já diz, é o homem. É um campo voltado para entender a forma como ele vive em sociedade, as suas leis, o impacto da sua presença na natureza, as línguas e a forma como a sua mente funciona.

Os cursos deste campo são muito mais teóricos do que práticos e as leituras acompanharão os estudantes na faculdade e os profissionais ao longo da vida. Administração, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Antropologia, Economia, Psicologia e Relações Internacionais são algumas das graduações de destaque deste setor. As disciplinas-base, não raramente, são Filosofia, História, Sociologia e Língua Portuguesa.

O aluno da área de Humanas está sempre pronto para um bom debate sobre as principais questões da sociedade. O seu principal dom é o da palavra, seja ela oral ou escrita. Ler bastante e gostar de escrever são hábitos deste estudante. É fundamental ainda desenvolver o espírito crítico e o poder argumentativo.

O futuro profissional deste ramo é bastante comunicativo, sabe posicionar-se e, se não tem opinião formada sobre um assunto, procura informar-se a respeito. 

Ciências Exatas

Lógica e cálculos. É basicamente essa a matéria prima da área de Exatas. Com esses dois elementos abre-se um mundo de possibilidades e é possível planejar grandes construções, desenvolver programas de computador e até mesmo o próximo foguete que chegará ao espaço.

Ciências da Computação, Estatística, Engenharias, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis estão na lista das faculdades mais conhecidas de Exatas. As matérias mais importantes para esse ramo são Matemática, Física e Química.

O estudante que pretende escolher qualquer uma dessas graduações não precisa amar cálculos, mas sim possuir um bom desempenho nessa área. É importante lembrar que as contas matemáticas o acompanharão na faculdade e em toda vida profissional. Além disso, deve ter um perfil estratégico, adorar desafios e estar sempre a par das inovações tecnológicas.

Vale destacar que o raciocínio lógico é fundamental, uma vez que essa habilidade norteará a busca por soluções adequadas para as questões práticas de cada ramo. No entanto, a criatividade também não pode ficar de fora da equação. 

Para quem ainda não sabe exatamente qual profissão quer seguir, descobrir a área com que mais se identificar pode ser o primeiro passo. 

Depois de ler esse artigo você consegue se definir como de Biológicas, Humanas ou Exatas?

Entenda o que é um teste vocacional!



Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts