shutterstock_393668308-1

Bolsas de estudo para faculdade: saiba onde conseguir

Robson Ribeiro

O acesso ao ensino superior não é sempre fácil e possível para todos. Por isso, as bolsas de estudo para faculdade representam a concretização do sonho de muitas famílias. Os descontos ajudam a suportar as mensalidades e podem ser aplicados durante toda a graduação.

Existem programas do governo, mas também iniciativas do sistema privado que chegam a conceder bolsas de 100%. Ou seja, é possível fazer faculdade de graça desde que o estudante cumpra alguns requisitos.

Vai fazer vestibular em breve e já está preocupado com as mensalidades? Veja onde conseguir bolsas de estudo para a faculdade.

Portal Quero Bolsa

O Quero Bolsa existe desde 2012 e reúne oportunidades de bolsas em mais de 1.000 instituições de ensino em todo o País.

O estudante faz uma busca pelas faculdades e cursos em que tem interesse. Através do portal, faz a sua pré-matrícula, mas precisa ser aprovado no processo seletivo ou ter uma nota compatível no Enem para o processo seguir.

Os descontos disponíveis vão de 5% a 75%, mas existe a possibilidade de conseguir uma bolsa integral através de um programa de pontos.

Neora

A Neora garante uma economia média de R$ 10 mil reais por curso. É um peso enorme retirado do orçamento familiar sem prejuízo na educação.

A ferramenta reúne faculdades de todo o País, com cursos presenciais e a distância, e garante bolsas de estudo de até 83%, além de outros benefícios, como matrícula gratuita, por exemplo.

Para isso, basta fazer a busca no site, encontrar a graduação desejada e pagar uma taxa única, chamada Cupom Neora. Esse valor garante o desconto até o fim do curso.

Portal Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é considerado o maior programa de bolsas de estudo para faculdades em todo o País. Funcionando há mais de 10 anos, garante descontos de até 70% também para cursos livres, técnicos, colégios, preparatórios para concursos e pré-vestibulares.

O estudante faz a sua pré-matrícula através do site depois de encontrar a faculdade parceira em que oferece o curso desejado. Para confirmar a contratação da bolsa, deve pagar a primeira mensalidade na íntegra. 

A seguir, basta se deslocar à instituição com a carta de aprovação para finalizar o processo de matrícula.

ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal em vigor desde 2004, destinado especificamente para estudantes com um bom desempenho escolar, mas dificuldades socioeconômicas. 

Por isso, para ter acesso às bolsas é preciso preencher alguns requisitos como:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • Ter obtido uma nota mínima de 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Os descontos nesses casos vão de 50% a 100% e o benefício é constantemente avaliado. Para manter a bolsa, o aluno deve ser comprometido e interessado durante toda a graduação.

Como foi visto, mesmo em momentos de crise, há várias possibilidades para entrar na faculdade - e com descontos. A sua vaga está mais próxima do que você imagina!

Quero saber mais sobre as maiores faculdades!



Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts