conciliar estudos e lazer

Como conciliar estudos e lazer: aprenda!

Robson Ribeiro

Sacrifício parece combinar perfeitamente com ano de vestibular, certo? Conciliar estudos e lazer nem é uma possibilidade, uma vez que diversão não faz parte do vocabulário  de muitos vestibulandos. Esse pensamento, no entanto, está errado, pois a base de um aprovação é o equilíbrio.

Para você conciliar as suas responsabilidades e lazer não é preciso usar nenhuma ciência ou magia, mas sim ter senso de responsabilidade e muita organização. Veja como aumentar o seu rendimento na hora de partir para os livros sem abrir mão totalmente dos compromissos sociais.

como conciliar estudos e lazer

Crie um cronograma

Ter uma rotina organizada é o mandamento número 1 para conseguir balancear responsabilidades e diversão. O ideal é que esse cronograma seja elaborado meses antes da prova. Assim, o estudante consegue criar e manter um ritmo.

O curso pré-vestibular Poliedro leva exatamente isso em consideração. O futuro universitário recebe o horário desde o primeiro dia de aula, inclusive com datas de simulados e revisões. O objetivo é mesmo que todos consigam se organizar da melhor forma possível e otimizem o tempo disponível.

Existem diversos sites e aplicativos que podem ajudar nessa organização das horas que sobram. Mas, se for difícil fazer isso sozinho e de uma forma eficiente, a equipe de orientação educacional do Poliedro ajuda a montar um plano adequado a você. 

Elimine as distrações

A timeline do Facebook, os stories do Instagram, aquela olhadinha nas mensagens do Whatsapp...Tudo isso consome tempo, mais do que deveria. Por isso, quando for o momento de estudar, concentre-se realmente nisso. Caso contrário, vai ter que sacrificar horas de descanso para compensar o que não foi estudado quando deveria ter sido.

Vá para um local tranquilo e bem iluminado. Desligue a televisão e coloque o celular em outro cômodo da casa. Tudo aquilo que você achar que pode te distrair, deve ser tirado do caminho antes da hora de estudar. Vale também ir logo ao banheiro e fazer uma refeição leve.

Pense que se o rendimento for bom agora, em breve poderá fazer uma pausa. Sim, é preciso foco para ajustar responsabilidades e diversão! Está com dificuldades para encontrar motivação? Os coordenadores do Poliedro estão de portas abertas para dar aquela palavra de apoio.

Sempre reserve o momento para o lazer e o descanso

Estudos e diversão fazem parte da vida e mesmo em um ano tão decisivo, devem ser conciliados. Na verdade, é um erro abdicar completamente da vida social e isso pode trazer estresse ao candidato e prejudicar o rendimento.

Ir para a balada todos os fins de semana também não é o mais adequado. A falta de boas horas de sono vai certamente abalar o período de estudo e acabar atrapalhando. Por isso, vale a pena fazer saídas a cada 15 dias, por exemplo. É importante não se afastar dos amigos e espairecer com eles.

Além desses momentos de lazer, preveja sempre pausas nas horas de estudo e descanso. É essa “quebra” que ajuda o cérebro a reter melhor a informação.

Tecnologia na educação: aprenda a usá-la a seu favor

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts