entrar no ita.jpg

Como entrar no ITA? Um guia para os realmente interessados

Robson Ribeiro

O ITA está no topo da lista de opções de muitos jovens determinados a estudar Engenharia. Entrar em um dos seis cursos mantidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica é garantia de uma formação sólida , diferenciada e que abre as portas do mercado de trabalho.

O vestibular do ITA apresenta uma das provas mais complexas do país, e a disputa por uma das 110 vagas oferecidas é acirrada.

Como entrar no ITA, então? Decidir-se o quanto antes e concentrar seus esforços no vestibular do Instituto é o primeiro grande passo a ser dado.

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar. Acompanhe!

mantenha o foco

 Mantenha o foco


Foco é a palavra-chave na sua preparação para entrar no ITA. No momento em que tomar sua decisão, concentre seus esforços neste exame. Procure conhecer bem a prova, sua estrutura e o conteúdo.


Foque nas aulas

As aulas serão ferramentas importantíssimas ao longo de sua preparação para o ITA que seja no Ensino Médio, quer seja no curso preparatório. Mantenha o foco e frequente todas as aulas.

Foque nos simulados

Lembre-se, porém, que estudar não se limita em assistir às aulas. Revise os conteúdos e faça as provas anteriores. Com elas, você vai se familiarizar com o estilo das questões propostas e saber quais os assuntos mais frequentes.

Foque no essencial

Devido à fama atribuída ao vestibular do ITA devido à alta complexidade de suas questões, muitas vezes os alunos tendem a perder o foco e optam por se aprofundar em assuntos altamente complexos que não tem aderência com o conteúdo cobrado nas provas.

Tenha em mente que o conteúdo cobrado é, essencialmente, aquele apresentado ao longo do Ensino Médio, de forma mais aprofundada.

Ao resolver as provas antigas, você mesmo conhecerá a essência desse vestibular e poderá enfrentá-lo sem maiores problemas.

Foque nos seus objetivos

Aprenda a estabelecer e cumprir metas, adequando-as ao seu estágio na preparação. Comprometa-se, por exemplo, a realizar uma quantidade adequada e significativa de exercícios e redações. Vá aumentando suas metas conforme adquirir mais conhecimentos e prática.

Foque nos métodos de resolução

Ao longo do ano serão apresentados a você uma série de conteúdos de diversas disciplinas. Naturalmente, alguns apresentam grau de dificuldade mais elevados e, portanto, exigirão mais tempo de estudos para plena compreensão.

Caso se encontre no decorrer da preparação em uma situação em que não se sinta totalmente fluente em algum tópico, opte por observar e estudar a fundo as resoluções de questões apresentadas pelos professores e estabeleça um passo a passo para que consiga reproduzi-las.

Foque no tempo da prova

Além das questões com alto índice de dificuldade que são apresentadas, um outro fator que também desafia os alunos no vestibular do ITA é a questão do tempo destinado à resolução da prova.
É necessário muito treino para conseguir adaptar suas estratégias de prova à realidade do Vestibular do ITA. Uma ótima dica é praticar bastante com os simulados e provas de vestibulares anteriores.

Foque em todas as disciplinas


Sim, é o que você está pensando: inglês cai na prova! E é eliminatório.
As provas de português, redação e inglês são tão importantes quanto as de exatas para sua aprovação. É válido observar que no modelo atual do vestibular do ITA, a redação compõe 20% da nota final dos candidatos, a prova objetiva de português tem o mesmo peso das provas objetivas das demais disciplinas e inglês tem caráter eliminatório. Não descuide dessas matérias e dedique-se a elas com o mesmo empenho que se dedica às demais disciplinas.

Foque em você

Por fim, cuide de sua saúde, das horas de descanso e lazer e das relações pessoais. No dia da prova, é importante estar bem em todos os sentidos.

Se optar por um curso preparatório, escolha um específico para a preparação para o ITA. Isso fará a diferença especialmente se sua decisão de estudar no Instituto aconteceu um pouco mais tarde.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Poliedro pelo blog em nas redes sociais. Temos muito mais a compartilhar com você!

Nova call to action

Mais Posts

Nova call to action