estudar para medicinal poliedro

Como passar em Medicina? 4 dicas para começar

Robson Ribeiro

A dúvida quanto a como passar em Medicina é bastante justa, afinal, o curso está entre os mais concorridos em diversas universidades do país. Quer descobrir o que fazer para se preparar melhor, vencer a concorrência e conquistar a sua vaga?

Neste post, compartilhamos algumas dicas relevantes para que você descubra como passar no vestibular de Medicina e dar início à sua formação profissional. Acompanhe!

estudar medicina (2)

#1. Saiba a nota que você precisa no Enem (mas não se prenda a isso)

Você está se perguntando: quantos pontos precisa para passar em Medicina? A resposta não é fácil, pois depende do processo seletivo e da instituição escolhida. Muitas faculdades ainda contam com vestibulares próprios.

Para ingressar naquelas que permitem o acesso pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, você precisará de nota de 750 a 830 pontos no Enem, o maior exame educacional do País.

#2. Dê ênfase aos conhecimentos de Biológicas e saiba o que estudar

Segundo dados do Sisu, a menor nota de corte em Medicina é de 753 pontos. Você certamente deseja ter um desempenho melhor para não correr o risco de perder sua vaga por pouco, certo? Assim, saber o que estudar é importante para que você descubra como passar em Medicina.

Analisar atentamente cada edital de vestibular (ou manual do candidato) é entender como funciona cada processo avaliativo: quantas fases, quantas provas e quanto tempo para cada fase, quais os tipos de cada prova (múltipla escolha, dissertativa ou entrevista), quantas questões e quantas disciplinas em cada prova, qual o grau de dificuldade e o formato das questões, qual o peso de cada questão e de cada disciplina na composição da nota final.

Linguagens - englobando Gramática, Interpretação de texto, Literatura e Redação - tem em qualquer prova um peso bastante significativo chegando a alcançar 40% da nota final. Em muitas faculdades, você deve dar atenção especial a Biologia, Física e Química, porque, como essas são as disciplinas base da Medicina, é atribuído um peso maior a elas. Outras concedem um peso maior também para Geografia como forma de valorizar o lado humano da profissão. Finalmente, sempre vale caprichar nos estudos da Matemática porque os candidatos tendem a apresentar mais dificuldade nessa disciplina. Sair-se bem ajudará você a se destacar com um desempenho acima da média.

#3. Faça provas de edições anteriores do Enem e do vestibular

Uma dica importante para a preparação é refazer provas das edições anteriores dos vestibulares e do Enem.

Ao conferir esses materiais, você descobrirá quais conhecimentos são cobrados com mais frequência e qual o nível de dificuldade das questões, o que pode orientar os seus estudos.

Tenha as provas como um ponto de partida e aprofunde-se nos conteúdos por meio de bons materiais de apoio. Uma dica legal é acessar as provas anteriores resolvidas em sites como o Poliedro Resolve.

Para as disciplinas de Biológicas, não abra mão de bons livros. Aposte em videoaulas, que são um bom recurso para o aprendizado das outras disciplinas cobradas no vestibular.

#4. Busque um bom curso preparatório para Medicina

Cursinhos pré-vestibulares são de grande ajuda para quem se prepara para o Enem e outras provas importantes. Pesquise por instituições que ofereçam programas especialmente desenvolvidos para essa graduação, como faz o Poliedro.

O cursinho é interessante porque apresenta você a uma dinâmica de estudos estruturada e devidamente planejada para indicar como passar em Medicina e contribuir com a sua preparação. Além disso, permite que você conte com orientação constante de professores para sanar dúvidas e potencializar sua aprendizagem para as provas.

Gostou de nossas dicas? Aproveite e saiba mais sobre a turma de Medicina do curso preparatório do Poliedro!

Nova call to action

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts