sisu

Conheça tudo sobre a lista de espera SISU 2019

Robson Ribeiro

O início do ano é uma época movimentada para aqueles que desejam uma vaga nas universidades públicas. É importante se manter informado para não perder as datas ou cometer algum erro na hora da inscrição. Para o processo seletivo de 2019 houve muitas mudanças no ENEM e no SISU. Preparamos para você um guia sobre a lista de espera SISU, etapa que sofreu as maiores alterações. Acompanhe o texto e fique atualizado!

aprovacao

SISU 2019

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o método criado pelo Governo Federal através do MEC (Ministério da Educação), em 2010. O objetivo era uniformizar o processo de ingresso nas Universidades públicas do país.

Para que o estudante concorra a uma vaga nas instituições é necessário ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior. A nota de cada competência e da redação é que classificará o candidato. Outro pré-requisito é não zerar a nota da redação. O SISU abre as inscrições duas vezes, a primeira no início do ano e a segunda no meio.

Para o primeiro semestre de 2019 são ofertadas mais de 235 mil vagas, em 129 universidades de todas as regiões do Brasil. O candidato que não passar no curso pretendido na primeira chamada pode entrar para a lista de espera SISU e concorrer nas próximas.

 

Mudanças na lista de espera SISU 2019

Na tentativa de aperfeiçoar o processo e facilitar para os estudantes, tanto o Enem 2019 quanto o SISU 2019 passaram por mudanças. No sistema de ingresso a alteração mais significativa foi na lista de espera, divulgada no Edital nº 83/2018.

A partir de 2019 o candidato aprovado em uma das opções de curso não pode mais participar da lista de espera. Mesmo quando não realizar a matrícula. Ou seja, é importante ficar atento às datas para a inscrição na universidade.

Outra mudança foi quanto à escolha do curso para participar da lista de espera SISU 2019. Agora, o candidato pode optar por entrar na lista com a primeira ou com a segunda opção de curso.

Como funciona a lista de espera?

Assim que sai o resultado da primeira chamada, o sistema abre para o candidato que tiver interesse em participar da lista de espera. Em 2019 o prazo é de 28 de janeiro a 04 de fevereiro.

Para participar é bem simples. O candidato deve acessar a área reservada a ele, utilizando o CPF e senha cadastrados. Em seguida, selecionar qual dos dois cursos pretende concorrer na lista de espera. Ao final, o sistema enviará uma mensagem de confirmação.

Apenas a primeira convocação é de responsabilidade do SISU. As demais chamadas são feitas pelas instituições de ensino. Ou seja, o candidato deve acompanhar as informações diretamente no site da universidade que está concorrendo.

Calendário do SISU 1º semestre 2019

Cuidado para não perder os prazos! Fique atento a todas as datas do SISU 2019:

Período de Inscrições – 22/1 a 25/1

Resultado da 1ª chamada – 28/1

Matrícula da 1ª chamada – 30/1 a 4/2

Período para participar da lista de espera SISU 2019 – 28/1 a 4/2

Convocações da lista de espera – a partir de 7/2, feita pela própria instituição

Ainda tem alguma dúvida sobre a lista de espera SISU? Entre em contato. Para saber tudo sobre os processos seletivos, acompanhe o blog do Poliedro!

Nova call to action

Mais Posts

Nova call to action