estudar para medicina.jpg

Desafio vestibular: como estudar para Medicina?

Robson Ribeiro

Passar no vestibular, seja por meio do Enem ou das provas das próprias instituições de ensino não é tarefa fácil. Quando se busca uma vaga em um dos cursos mais concorridos, o desafio se torna ainda maior, o que faz com que dicas de como estudar para Medicina sejam bem-vindas, certo?


Para alcançar o sucesso, é comum que candidatos recorram a um cursinho, como do Poliedro, para passar em Medicina e essa é uma ideia muito válida. Nesta rotina, é interessante conhecer dicas que potencializam seus estudos e capacidade de aprendizagem e é isto o que vamos apresentar a você neste post. Acompanhe!

medicina enem-1

# Monte um cronograma de estudos

Montar um cronograma é fundamental para não se perder em meio ao volume de conteúdos a ser revisto para o vestibular.

A organização é uma das chaves de como estudar para Medicina. Além do tempo disponível, você deve considerar as matérias mais relevantes e aquelas que você tem mais dificuldade. Assim, poderá montar um cronograma de estudos adequado aos seus objetivos e necessidades próprias.

# Dê atenção especial às Ciências da Natureza e Matemática

Você já se perguntou "quanto preciso tirar no Enem para passar em Medicina"? A resposta pode variar. Para instituições que permitem o ingresso via Sisu, por exemplo, você deverá obter pontuação entre 750 a 830. E para isso, você precisa saber em quais disciplinas focar.

Você deve dar atenção especial à Química, Física e Biologia, porque essas são as disciplinas base da Medicina e algumas instituições podem atribuir peso maior à sua nota nessas provas. Capriche também nos estudos da Matemática porque os candidatos tendem a apresentar mais dificuldade nessa prova. Sair-se bem ajudará você a se destacar com um desempenho acima da média.

# Aposte em técnicas de memorização

Memorizar é outra estratégia de como estudar para Medicina, sobretudo considerando que o volume de conteúdo é alto e que encontrar formas de se lembrar de todas as informações estudadas pode ser muito útil.

Assim, você pode recorrer a técnicas como:

  • fazer resumos escritos à mão (já que esse tipo de escrita é mais eficaz para a aprendizagem do que a digitação);

  • criar mapas mentais ou diagramas;

  • faça associações entre os termos e conhecimentos;

  • diga para si mesmo (de preferência em voz alta) aquilo o que você precisa memorizar.

# Recorra a provas de anos anteriores

Por meio de uma busca na internet, você pode encontrar provas e gabaritos de edições anteriores do Enem que podem indicar a você como estudar para Medicina. Ao consultá-las, você terá uma noção mais clara da prova, os conhecimentos mais cobrados e seu nível de dificuldade.

As provas de anos anteriores podem ser utilizadas para orientar a montagem de seu cronograma de estudos e como forma de testar seus conhecimentos. Ao responder as questões e conferir seus acertos e erros, você identificará dúvidas e dificuldades que demandem mais atenção ao longo de sua preparação.

# Invista na prática da redação

Outra chave que responde ao questionamento sobre como passar em Medicina é a preparação para a redação do Enem. Algo que também vale para os demais vestibulares.

A etapa de redação tem grande importância para quem deseja conquistar uma vaga no Ensino Superior, sobretudo em um curso tão concorrido. Para se preparar, você precisará investir na leitura, acompanhar o noticiário para estar por dentro de acontecimentos da atualidade e, claro, praticar. Pode não parecer, mas escrever redações diariamente é mais um segredo de como estudar para Medicina.

Nova call to action

Mais Posts