estudar cursinho

Estudar para o vestibular: tudo o que você não pode fazer

Robson Ribeiro

A disputa para entrar em uma universidade ou faculdade, principalmente nas mais conceituadas e nos cursos mais procurados, está cada vez maior. Para alguns cursos a nota de corte pode ficar acima de 80% do total de pontos. Por isso, é fundamental uma boa preparação antes de prestar o vestibular.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os erros comuns cometidos pelos vestibulandos e coisas que você deve evitar ao estudar para o vestibular. 

estudar (3)

1. Deixar tudo para a última hora

Este é um erro cometido por grande parte dos vestibulandos: deixar a matéria acumular.

Conteúdo acumulado pode tornar-se uma bola de neve. Além de prejudicar o estado emocional, provocando stress e sobrecarga, certamente o vestibulando não terá tempo suficiente para colocar tudo em dia antes da realização da prova.

Quem quer estudar para o vestibular de forma correta e responsável deve ter dias e horários definidos de estudo. Frequentar um curso pré-vestibular ajuda a criar a disciplina na rotina de estudos. Os serviços de orientação pedagógica oferecidos por essas instituições fornecem apoio ao aluno na montagem de plano de estudos, ferramenta essencial para quem não quer ficar com matéria atrasada. 

2. Não saber o que estudar

Muitos candidatos, principalmente os que não fazem cursinho pré-vestibular, acabam se perdendo na hora de definir o que estudar para o vestibular.

Esta situação pode ocorrer por não estarem totalmente inteirados sobre os editais, ou por não estudarem a fundo os assuntos que costumam aparecer mais nas provas.

Sim, existem conteúdos que costumam ser mais cobrados conforme a banca organizadora de cada concurso ou até mesmo a instituição de Ensino Superior.

Procure saber o que tem mais probabilidade de cair nas provas, busque dicas de experts em sites, livros e outros materiais didáticos. Converse com outros vestibulandos, ou com quem já passou no vestibular, preste atenção às dicas dos cursinhos.

Veja também aos conteúdos nos quais você apresenta maior dificuldade: eles exigem uma maior dedicação. 

3. Não fazer exercícios

Exercícios são fundamentais para você fixar aquilo que estudou, solidificando o aprendizado na memória. Quanto mais exercícios você fizer, melhor. Você pode buscá-los em diferentes fontes, como livros, sites e em provas anteriores dos vestibulares que você participará.

Fazer exercícios é uma boa dica de como estudar para o vestibular de forma adequada: não deixe de tentar os mais difíceis, e não tenha medo de encontrar dúvidas, afinal você vai ter a oportunidade de resolvê-las antes da prova. Lembre-se de marcar os exercícios que você teve mais dificuldade para refazê-los após algumas semanas: é uma forma de você identificar se aprendeu mesmo aquele conteúdo ou só conseguiu fazê-lo porque viu a sua resolução em algum lugar. 

4. Não estar por dentro das atualidades

Na hora de estudar para o vestibular, sempre inclua em seus estudos os assuntos do momento, quer dizer, as atualidades. Atente ao que é publicado em jornais, revistas e sites, buscando informação em áreas como economia, sociedade e cultura.

Atualidades são sempre cobradas nos vestibulares, podem aparecer como assunto de questões ou, até mesmo, como tema da redação.. Esteja por dentro do que está acontecendo por aí. Ah, e não se esqueça de sempre procurar diferentes pontos de vista sobre os assuntos. 

5. Cuidar da saúde emocional

O estado emocional é muito importante para quem está estudando para o vestibular, e pode ser decisivo na hora de conseguir a tão desejada aprovação.  Saia com os amigos, pratique atividades físicas, reserve tempo para fazer o que mais gosta, tudo com organização, alinhando sempre com sua rotina de estudos.

Quando você relaxa sua mente, está processando todo o conhecimento já adquirido e preparando-se para novas aprendizagens. Estar relaxado no momento da prova é tão importante quanto ter os conteúdos bem estudados. Quantas pessoas você não conhece que estudaram o ano inteiro, mas não conseguiram atingir o resultado esperado por conta do nervosismo?

E então, o que achou das nossas dicas sobre o que não fazer ao estudar para o vestibular? Não caia nestas armadilhas!

Prepare-se da melhor forma, frequente o preparatório do Sistema Poliedro  e você verá seu nome na lista de aprovados!

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts