estudar engenharia

Faculdade de Engenharia em São Paulo: quais as melhores?

Robson Ribeiro

Escolher uma faculdade de engenharia de São Paulo não é fácil. São muitas as opções. Mas como saber quais são as melhores? Uma boa dica é ficar de olho nos guias de estudantes e principais rankings produzidos pelos veículos de comunicação.

É o caso do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo), que avalia e divulga as melhores instituições de ensino públicas e privadas do país. Os indicadores avaliados são pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

Para ajudar você a conquistar sua vaga na melhor faculdade de Engenharia de São Paulo, listamos abaixo as cinco mais bem colocadas no estado. Além disso, contamos como está a concorrência para o vestibular em cada uma delas. Não vá perder, hein?

engenharia estudar

1º USP - Universidade de São Paulo

A maior universidade da América Latina lidera o ranking estadual e geral, então, não resta dúvida que entrar em engenharia na escola politécnica (POLI USP) é o melhor caminho para quem deseja seguir essa carreira.

Só não se esqueça de que, para ingressar na melhor faculdade de Engenharia de São Paulo você precisa estudar muito, pois o vestibular é também o mais concorrido. Para o vestibular 2019, foram 5.993 inscritos para apenas 470 vagas.

2º UNICAMP - Universidade de Campinas

Segundo o ranking da Folha, a  Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Unicamp é a segunda melhor de São Paulo e a quarta no ranking geral. A relação candidato/vaga para ingressar nela em 2018 foi de 80 vagas para 34,1 inscritos. O número menor de vagas em relação à USP faz com que o vestibular seja, também, bastante concorrido.

3º UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

A  Federal de São Carlos ocupa a terceira colocação entre as melhores faculdades de engenharia de São Paulo e é a nona do país. Mas a concorrência por uma vaga    nesta universidade é mais acirrada. Em 2017, foram 1271 candidatos disputando as 80 vagas disponíveis.

4º UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

O curso de Engenharia da Unesp é o quarto mais bem colocado no estado de São Paulo e o 10º na lista geral.

Se você pretende entrar nesta universidade, fique atento, pois ela oferece o curso em três cidades: Bauru (60 vagas), Guaratinguetá (40) e Ilha Solteira (40), totalizando 140 vagas.

Conforme divulgado pela universidade, em Bauru, inscreveram-se para o processo seletivo de 2019 1.183 candidatos, enquanto que, nos outros locais, foram 563 e 468, respectivamente.

5º Universidade Presbiteriana Mackenzie

Única instituição particular entre as cinco primeiras do estado de São Paulo, o Mackenzie aparece em 13º no ranking do país.

O Edital do processo seletivo 2019 informa que o curso de Engenharia do Mackenzie oferece 200 vagas.


Estudar em  qualquer uma dessas universidades significa ter uma formação de qualidade e pode contribuir muito para o sucesso profissional.

Se o seu sonho é cursar uma faculdade de Engenharia em São Paulo, tenha em mente que é preciso ter muito foco e dedicação aos estudos, muitas vezes, por mais de um ano.

Mas, com o apoio do Sistema de Ensino Poliedro, você pode acelerar e sair na frente nessa conquista. Conheça nosso curso pré-vestibular e faça sua matrícula

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts