procurar faculdade

Faculdades mais procuradas: o que você precisa saber sobre elas?

Robson Ribeiro

Quando o assunto é futuro profissional, é importante avaliar os passos necessários para alcançar todos os resultados esperados. Independentemente da área escolhida, estudo e dedicação são etapas indispensáveis, não é mesmo? Muitas pessoas, por exemplo, sonham ingressar nas faculdades mais procuradas do Brasil para ter acesso aos melhores cursos de graduação.

Mas, antes de materializar esse caminho, é preciso saber alguns detalhes sobre cada uma dessas instituições de ensino. Por isso, neste post, reunimos tudo o que você deve conhecer sobre as faculdades mais concorridas do país para preparar melhor sua jornada. Vamos conhecer?

faculdades mais procuradas do brasil

Universidade de São Paulo (USP)

É uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na cidade de São Paulo e em outros municípios do interior paulista, que tem um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Para ingressar na USP, o candidato precisa se destacar muito entre os concorrentes. Veja só: na edição de 2018 do processo seletivo, foram 116.357 inscritos para 8.300 vagas em 183 cursos de graduação e os cursos mais concorridos são Medicina, Audiovisual e Psicologia.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Considerada como a melhor universidade do país, de acordo com Índíce Geral dos Cursos, do Ministério da Educação (MEC), a Unicamp oferece 70 cursos de graduação. É uma instituição pública estadual e também figura entre as mais procuradas do Brasil. Em 2019, mais de 76 mil se candidataram às vagas.

Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas foram os cursos mais procurados.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ocupa o segundo lugar no ranking de melhores universidades do país de acordo com o MEC. A UFRGS tem sede em Porto Alegre e oferece 93 cursos de graduação, além de mestrados e doutorados.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

É a mais antiga universidade de Minas Gerais e oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. Em 2017, foi uma das faculdades mais procuradas pelos vestibulandos. Foram mais de 170 mil candidatos para as 6.729 vagas oferecidas. Os cursos mais procurados foram Medicina, Direito e Psicologia.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Uma das maiores instituições de ensino superior do país, a UFPE oferece 114 cursos de graduação. São três campi no estado de Pernambuco e mais de 32 mil alunos matriculados.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Instituição pública federal, a UFBA abrigou o primeiro curso universitário do Brasil. Em 2017, também esteve entre as faculdades mais procuradas, quando mais de 118 mil candidatos concorreram às 4.442 vagas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para entrar na UFRJ a concorrência é sempre alta e entre os cursos mais disputados em 2017 estão Medicina, Ciências Econômicas e Engenharia Química. A instituição ganhou nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC.

Agora que você já sabe quais são as faculdades mais procuradas do Brasil e algumas das suas características, é hora de planejar os próximos passos. Valores como dedicação, comprometimento e persistência são essenciais para que você tenha um futuro profissional de sucesso, certo?

E se lembre: você é o maior responsável por trilhar esse caminho, ok? Mas, se quiser contar com uma ajuda, encorajamos você a conhecer o Poliedro, que prepara os estudantes para todas essas instituições. Acesse nosso site agora mesmo!

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts