o que estudar para entrar no vestibular.jpg

Hora H: o que cai no Enem, afinal?

Robson Ribeiro

Horas e horas investidas com um único objetivo: preparar-se bem para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Inscrição garantida, uma infinidade de aulas assistidas e simulados feitos. Tudo pronto? Não! Na reta final para o exame uma pergunta persiste: afinal, o que cai no Enem?

Certo que é impossível ter esta resposta antes da realização das provas. Mesmo assim, na fase da preparação, é possível focar em pontos estratégicos e garantir boa pontuação. Acompanhe dicas sobre como funciona o exame, indicações sobre o que cai no Enem e como se preparar para mandar muito bem no exame!

Como funciona o Enem?

Em 2017, o Enem passou a ser realizado em dois domingos consecutivos. Ao todo, são aplicadas quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.

No primeiro domingo, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes e Educação Física.

Também ocorrem a de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com perguntas sobre História, Geografia, Sociologia e Filosofia, e a redação. O texto dissertativo-argumentativo deve ter entre 7 e 30 linhas e discutir uma situação-problema de ordem política, social, cultural ou científica.

Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com questões sobre Física, Química e Biologia, e de Matemática e suas Tecnologias.

O que cai no Enem?

Mas o que estudar para essas provas? O que cai no Enem? As questões do exame são elaboradas a partir da matriz de referência. É muito importante conhecer o documento! Ele relaciona as competências e habilidades exigidas no exame e todo o conteúdo programático.

A prova de Linguagens exige muita interpretação textual e usa bastante recursos não-verbais, como imagens, charges, ilustrações e tirinhas. As questões reproduzem textos de gêneros diversos: jornalístico, publicitário, científico e literário.Linguagens e códigos

As questões de Ciências da Natureza contêm teoria associada a situações corriqueiras. Em Biologia, são comuns temas como ecologia, genética, evolução e biotecnologia. Em Física, são recorrentes perguntas sobre fontes de energia, eletrostática, circuitos, ondas eletromagnéticas, termodinâmica e ótica. Em geral, as questões de Química cobram conteúdo ligado à eletroquímica, química orgânica e química ambiental.

Ciências da Natureza

Na prova de Matemática, boa parte das questões relaciona-se à matemática financeira (razão, proporção, juros), geometria, aritmética básica (frações, operações e números), probabilidade e estatística. Equações e funções não ficam de fora! É bom rever todos estes conteúdos!

Matemática-834748-edited

Ciências Humanas

Como se preparar?

Você já viu o que cai no Enem e sabe que é preciso preparo. As provas são consideradas verdadeiras maratonas! A quantidade de textos exige gestão do tempo, foco e atenção na leitura. Simulados são bem-vindos para treinar a realização das questões de acordo com a duração das provas.

Dedique-se às questões que considerar mais fáceis e deixe as mais difíceis para o final. Assim, você otimiza o tempo e garante as respostas sobre as quais têm mais segurança. Não se esqueça de programar a transcrição da redação e o preenchimento do gabarito.

No caso da redação, é fundamental que você esteja bem informado e por dentro do noticiário nacional e internacional. Então, a dica é consumir notícias de fontes confiáveis e assistir a debates sobre temas relevantes e atuais. Radar ligadíssimo! Não seja você o autor de uma das pérolas do Enem!

Materiais de apoio

Além dos cursinhos preparatórios, há série de materiais de apoio disponíveis gratuitamente. O site do Inep traz o manual de redação do Enem e acesso para download de aplicativo (Android ou iOS). A TV Escola oferece conteúdo sobre o que cai no Enem na série Hora do Enem.

O Poliedro também possui ótimos resultados no Enem e disponibiliza o conteúdo Poliedro Resolve, com respostas comentadas, e vídeos. Aproveite o conteúdo da Poliedro, prepare-se e mande bem no Enem!

Nova call to action

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts