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Meditação para a ansiedade: aprenda a fazer e estude melhor

Robson Ribeiro

A ansiedade é um dos piores inimigos dos estudantes de curso pré-vestibular, já que ela é uma das principais responsáveis pelos resultados negativos de alguns alunos. Por isso a meditação relaxante é fundamental para combatê-la.

A meditação é uma técnica que faz com que a mente seja conduzida para um estado de calma, através de métodos que envolvem postura e a focalização da atenção para que você atinja serenidade, diminuindo a frequência cardíaca, controlando a pressão arterial e melhorando o sono

Os benefícios da meditação para relaxamento são inúmeros, já que trazem melhorias para a saúde do corpo e da mente.

Como entrar em uma universidade é o sonho de muitos estudantes, e a fase do vestibular é estressante e concorrida, a ansiedade torna-se uma realidade, já que muitos não sabem lidar com as emoções, que são desencadeadas durante esta jornada.

Caso esse seja o seu problema, aprenda sobre as principais técnicas de meditação e os benefícios que elas trazem a você.

Aprenda técnicas de meditação para estudar

Você deve entender que a meditação é um processo, ou seja, você precisa praticá-la para conseguir um resultado adequado. Abaixo você vai aprender algumas técnicas de meditação que lhe auxiliarão na sua rotina de estudos:

  • Comece devagar, por meio de exercícios de meditação que exijam poucos minutos (de 3 min a 5 min) de atenção total em si mesmo e no ambiente que o cerca;
  • Mesmo que a meditação possa ser feita em qualquer local, até mesmo na escola, no carro ou no ônibus, inicialmente, procure ambientes mais silenciosos e escuros para auxiliar no relaxamento da sua mente;
  • Adote uma postura confortável para a meditação, a posição mais comum é a posição de lótus, na qual você deverá permanecer sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e mantendo a coluna ereta. Mas essa posição não é obrigatória, você pode ficar deitado ou sentado de outra maneira que seja confortável para você;
  • Feche os olhos para se concentrar melhor;
  • Não fique irritado caso comece a pensar sobre outros assuntos durante a meditação. Apenas respire fundo e deixe seus pensamentos fluírem. Com o tempo, você vai aprender a reduzir os pensamentos que atrapalham a sua meditação;
  • Controle a sua respiração e utilize completamente os seus pulmões. Respire pelas narina de forma lenta e profunda, concentrando-se em sua respiração;
  • Utilize mantras ou músicas calmas, caso eles ajudem a acalmar os seus pensamentos e emoções.
  • Aumente a frequência com que faz os exercícios de meditação de poucos minutos durante o dia, pois dessa forma você ensinará a sua mente a ter foco;

Qual a importância da meditação?

A meditação é importante para o estudante, pois melhora a concentração e o foco. Dessa forma, o estudante consegue ler e entender melhor as questões da prova de vestibular ou do Enem.

Além disso, essas técnicas trazem calma e tranquilidade, o que ocorre através da respiração correta, que leva a quantidade adequada de oxigênio para o cérebro, garantindo, assim, que o estudante tenha melhor desempenho no vestibular.

Com prática, o estudante começa a perceber os benefícios da meditação. Com o passar do tempo, é possível aumentar também o tempo de relaxamento, o que traz ainda mais benefícios a quem precisa de calma, paciência e concentração. 

Músicas e mantras que tenham mensagens positivas também são responsáveis por acalmar e relaxar a mente do estudante. É muito bom, aliás, que  ele acredite nessas mensagens de incentivo.

Como o vestibular é uma fase muito difícil na vida, quem está se preparando precisa de toda a ajuda possível durante essa etapa. Por isso, a meditação é uma ferramenta muito importante durante o preparo dos alunos para as provas do vestibular.

Quero saber mais técnicas de relaxamento!

 

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