faculdade de direito em sp

Melhores faculdades de Direito em São Paulo: quais são?

Robson Ribeiro

A carreira de Direito oferece muitas possibilidades de trabalho. Alguns dos principais cargos são: juiz; advogado; defensor público; promotor de justiça; oficial de justiça; delegado de polícia civil; entre outros.

Quer saber onde estudar para ter uma carreira promissora nesses cargos? Confira neste post as melhores faculdades de Direito.

estudar direito em são paulo

A carreira de Direito

Devido à amplitude de atuação do profissional formado em Direito e também às boas remunerações oferecidas, a carreira é uma das mais concorridas.

Para quem almeja o sucesso profissional em qualquer área, incluindo o Direito, é fundamental começar por uma boa faculdade. Mas como saber quais são as melhores faculdades de Direito?

Caso você pretenda seguir esta carreira, talvez esteja se fazendo esta pergunta, ainda mais tendo em vista que há inúmeras instituições de ensino em nosso país.

Onde estudar Direito?

É fato que as melhores faculdades de Direito têm maiores possibilidades de formar profissionais mais competentes e bem-sucedidos.

Isso porque as melhores instituições disponibilizam melhor infraestrutura, corpo docente mais qualificado e maiores oportunidades aos estudantes, tanto na graduação como na pós-graduação.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez um ranking das faculdades de Direito no Brasil baseado no índice de aprovação dos alunos de cada instituição no XXIII Exame da Ordem de 2017.

De acordo com os dados oficiais do ranking OAB no XXIII Exame da Ordem, treze das trinta primeiras instituições localizam-se na região Sudeste, vindo em segundo lugar o Nordeste, com nove faculdades ou universidades.

A primeira colocada no ranking de instituições com maior número de aprovados é a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que conseguiu 80,77% de aprovação.

Onde estudar Direito em São Paulo

Em relação às faculdades de Direito paulistas mais bem cotadas no ranking da OAB, duas delas estão em São Paulo capital, uma em Franca, e uma em Ribeirão Preto.

A classificação das melhores faculdades de Direito em São Paulo é:

  1. Universidade de São Paulo (USP) na capital, São Paulo;

  2. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Franca;

  3. Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto;

  4. Escola de Direito de São Paulo (Direito GV) na capital, São Paulo;

Como você pode ver, as faculdades públicas de Direito representam três das quatro primeiras colocadas, sendo a Escola de Direito de São Paulo, a quarta, a única instituição de ensino particular.

É bom lembrar que o índice de aprovação na prova da OAB é baixo: segundo dados oficiais da OAB, em 2017, 86% dos candidatos foram reprovados na primeira fase da prova.

Este fato leva a uma preocupação em relação ao ensino de Direito no Brasil.

Como já mencionado, as melhores faculdades de Direito geralmente formam os melhores profissionais, tendo os maiores índices de aprovação no Exame da Ordem e em outros concursos de Direito.

Portanto, escolha com cuidado, tendo em mente que as melhores faculdades de Direito são também as que apresentam maior concorrência no vestibular.

Venha para o Curso Poliedro e tenha a melhor preparação para conquistar sua vaga!

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts