shutterstock_258726044

Não sabe como estudar atualidades? Temos a solução!

Robson Ribeiro

Muitos estudantes têm dificuldades em aprender o conteúdo de atualidades, porque não sabem como estudá-lo ou onde procurar as informações mais atuais e corretas.

As atualidades possuem um conteúdo amplo e dinâmico, no qual não há um programa de estudos a ser seguido.

Esse é o seu problema? Não se preocupe mais, pois com esse texto você aprenderá a maneira correta de estudar atualidades com facilidade.

Como conhecer temas relevantes para a sociedade?

As atualidades estão relacionadas com as notícias que são relevantes e atuais, por isso o primeiro passo é ler notícias com certa frequência.

Há diversos portais de notícias e sites que devem fazer parte da sua rotina de estudos, dessa forma você terá acesso às notícias mais atuais de política, economia, educação, entre outros.

Além de ler, você deve entender as notícias e os desdobramentos das mesmas. É importante que você tenha uma opinião crítica sobre o assunto, já que as atualidades normalmente são temas das redações dos vestibulares e do Enem.

Onde devo encontrar temas de atualidades?

O principal é usar fontes confiáveis, pois atualmente várias fake news são veiculadas, principalmente nas mídias sociais.

Uma das ferramentas que você deve usar durante os seus estudos sobre atualidades é o Google Notícias, pois através dele você terá acesso às notícias de forma organizada, podendo usar filtros sobre os temas que são mais relevantes para você.

Como selecionar notícias?

Os jornais, revistas e portais de notícias têm uma infinidade de matérias, mas você provavelmente está se preparando para o vestibular e não pode utilizar muito tempo lendo todas as notícias disponíveis. Por isso, faça um levantamento das matérias que estão tendo repercussão nacional ou internacional.

Esqueça as notícias triviais e fofocas, focando-se nas notícias relevantes para a sociedade, pois elas serão importantes para o tema de atualidades, que é cobrado em quase todos os vestibulares.

Além disso, busque notícias com pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto. Assim, você terá uma visão mais abrangente sobre o tema e terá argumentos para discursar em uma redação, por exemplo.

Relacione as notícias aos acontecimentos da História

Muitas vezes as notícias podem fazer com que as provas do vestibular e do Enem contenham questões relacionadas à História, como por exemplo, uma notícia sobre as Olimpíadas do Japão; quanto à participação do Japão na Segunda Guerra Mundial ou sobre a Revolução Industrial Japonesa.

Ou seja, é importante que você fique atento às notícias atuais, sem contar que precisa saber relacioná-las com acontecimentos históricos.

Discuta sobre os temas atuais com os seus professores e colegas

Além disso, o aluno deve discutir com professores e os colegas do curso pré-vestibular os temas de atualidades estudados,  a fim de fixar em sua mente aquilo que for mais importante. 

A partir dessas discussões, o aluno adquire dicas de como os assuntos de atualidades podem ser cobrados nas provas do vestibular ou do Enem, o que é imprescindível também para melhorar os seus argumentos em eventuais redações, por exemplo. 

Quero fazer um cronograma de estudos perfeito!

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts