lideres engenheiros

Poli USP: como agarrar a sua chance?

Robson Ribeiro

Com o lema “Formando Engenheiros e Líderes”, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ou apenas Poli USP, é uma referência no ensino de engenharia. E, realmente, existe uma extensa lista de pessoas importantes para o nosso país que graduaram-se em engenharia por esta ilustre instituição.

Se você sonha em ser aluno da Poli, esse é o momento de conhecer um pouco da história dessa instituição reconhecida internacionalmente. E, claro, descobrir quais são os passos para ingressar nela. Vamos lá?

poli usp

O que é Poli USP?

Com intenção de fortalecer a indústria no Estado de São Paulo, a Escola Politécnica foi fundada em 1893 com base nas leis estaduais da época. E assim, iniciou-se a história de uma das principais faculdades de Engenharia do Brasil, tendo os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola e Engenharia Civil como as primeiras graduações ofertadas.

A instituição inspirava-se nas escolas e institutos de tecnologia germânicos, valorizando os conhecimentos matemáticos e científicos, aliados ao estudo de novas tecnologias e com foco em inovação. Esse é cerne da metodologia aplicada dentro de sala de aula e nos laboratórios de pesquisas até hoje.

Em 1934, 40 anos após sua fundação, a Escola Politécnica foi integrada à Universidade de São Paulo (USP) e passou a ser conhecida como Poli USP. Mesmo com as mudanças, ela manteve o elevado grau de ensino que atrai a atenção dos estudantes que sonham em se formar nos cursos de engenharia até os dias atuais. Além de ser uma importante aliada para a expansão da indústria no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Como ingressar na Escola Politécnica?

Existem duas formas de ingressar na Escola Politécnica da USP. A mais tradicional - e disputada - é realizando o vestibular da FUVEST que acontece anualmente e é dividido em duas fases.

Para essa modalidade, a universidade dispõe cerca de 783 vagas todos os anos; contudo, em torno de 191 vagas são destinadas a estudantes que estudaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. E 122 vagas reservadas para candidatos de escola públicas que se declararem negros, pardos ou indígenas.

As demais vagas são de ampla concorrência e ficam disponíveis para pessoas que não se encaixam em um dos grupos anteriores. A relação candidato/vaga ingressar na Poli USP, independente da modalidade, foi de 10,05 em 2019; provando que os interessados precisam estudar e se esforçar bastante para serem aprovados.

A segunda opção para entrar na Poli USP é pelo Sistemas de Seleção Unificada (SISU), programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do ENEM baseadas no sistema TRI, para classificar os candidatos que desejarem ingressar às universidades públicas. Nessa modalidade, para a Escola Politécnica estão disponíveis 87 vagas, sendo 50 vagas para ampla concorrência, 22 vagas para alunos egressos de escola pública e 15 vagas para alunos de escola pública que se declararem pretos, pardos ou indígenas.

Quais são os cursos oferecidos pela Poli USP?

Atualmente, a Poli USP possui 16 graduações divididas em quatro grandes áreas da Engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Ao se inscrever no vestibular da FUVEST, o candidato pode escolher entre quatro das doze opções de cursos oferecidas pela instituição por ordem de preferência. Existem duas carreiras para as quais o aluno terá de optar a especialização ao final do 3º ano de matérias comuns com base na classificação dada pelo desempenho obtido nos primeiros 3 anos de curso nas disciplinas obrigatórias. São estas a carreira 31 (Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica) e carreira 35 (Engenharia Elétrica (Ênfases: Automação e Controle, Computação, Energia e Automação Elétricas, Eletrônica e Sistemas, Telecomunicações)). As demais carreiras o ingresso é direto no curso desejado.

Todos os cursos têm duração de cinco anos e seguem o modelo semestral; com exceção da Engenharia de Computação e Engenharia Química, que seguem o modelo quadrimestral. Conheça a lista completa de habilitações no site da instituição e suas características.

Quer se preparar para ser um aluno de engenharia na Escola Politécnica? O Poliedro oferece a estrutura para você conseguir as melhores notas tanto na FUVEST quanto no ENEM para que você consiga realizar seu sonho. Converse com os especialistas e venha estudar conosco!

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts