feira de profissões

Por que você deveria ir a uma feira de profissões?

Robson Ribeiro

É normal ficar confuso quando você está escolhendo uma carreira, já que são diversas opções. Porém, muitos alunos querem fazer a escolha correta “de primeira”.

A maioria dos estudantes faz a escolha da profissão com base nos cursos mais procurados e populares do momento. Entretanto, é essencial ter aptidão na carreira escolhida, pois você vai dedicar a maior parte do seu tempo trabalhando com isso.

Por isso é importante que, além do teste vocacional e do teste de personalidade, o estudante vá a uma feira de profissões para entender melhor como é o mercado de trabalho do profissional da área.

Mais do que isso: a escolha da profissão deve lhe  despertar o interesse e motivar a conquistar os seus objetivos.

O que é uma mostra de profissões?

Grupo de estudantes em uma feira de profissões

É um evento que permite que os futuros universitários experimentem profissões, tirem as suas dúvidas sobre o perfil do profissional e o mercado de trabalho, para que tenham mais informações sobre a atuação na carreira pretendida.

Nesse evento, diversas universidades e faculdades apresentam os seus cursos e a estrutura que oferecem aos seus alunos, ou seja, muitas vezes são nesses locais em  que acontecem os primeiros contatos com o mundo acadêmico.

Além disso, são apresentados os métodos de ensino adotados em cada instituição, as grades curriculares dos cursos e as formas de ingresso.

O evento também costuma oferecer palestras e workshops, a fim de tornar a experiência dos visitantes ainda mais completa.

Benefícios de conhecer carreiras:

Com a feira de profissões, o futuro universitário vai ter os seguintes benefícios:

  • Mais chances de acerto na carreira

Ao conhecer melhor a realidade de cada curso, bem como ao adquirir mais informações sobre a atuação e as responsabilidades do profissional, o futuro universitário terá mais propriedade para fazer uma escolha melhor alinhada com o seu perfil.

  •  Conhecer outras possibilidades

Muitos estudantes podem até ter alguma noção de qual curso fazer na universidade, por terem pesquisado ou até mesmo por influência da família e dos amigos.

Ainda assim é importante conhecer todas as opções disponíveis, pois talvez haja alguma outra opção que se encaixe melhor com o seu perfil.

Além disso, muitos estudantes sabem que querem atuar em uma área específica, como Humanas, Exatas ou da Saúde, mas não conhecem todas as possibilidades que existem nas respectivas áreas. Por isso, é importante visitar os eventos de profissões para conhecer melhor todos os cursos que são oferecidos.

  •  Visitar mais de uma vez

Não há limites de vezes para visitar uma mostra de profissões.  É importante se manter atualizado sobre o mercado de trabalho e as opções de carreira, pois novas profissões e cursos surgem com frequência. Outro aspecto importante, que faz com que esses eventos sejam visitados mais de uma vez, são as conversas com os professores do curso, que tornam tudo mais dinâmico e diferenciado.

Ou seja, em cada feira você terá uma experiência diferente, com temas, palestras, workshops e conversas atuais, que lhe auxiliarão na escolha da sua futura carreira profissional.

Não perca a oportunidade de passar por essa experiência, conhecendo as principais feiras de profissão do país, como, por exemplo, a Feira de Profissões da USP, Feira do Guia do Estudante, dentre outras! 

Não sabe qual profissão escolher?  A gente te ajuda!

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts