escolher ita.jpg

Quais são os cursos do ITA e quais suas vantagens?

Robson Ribeiro

Um sonho possível! Este é o slogan de uma das instituições de ensino superior mais concorridas do Brasil: o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Alcançar uma das vagas na Faculdade da Aeronáutica não é resultado de uma jogada de sorte. O sonho se torna realidade com muita dedicação aos estudos.


Você, sabe quais são os cursos oferecidos pelo ITA? Conhece as vantagens de se tornar um aluno da instituição? Preparamos um guia dos cursos do ITA, abordando as especialidades em Engenharia. Confira!  

Existem cursos preparatórios para o ITA. Acesse aqui.

cursos ita

Centro de excelência em aeronáutica

O ITA é uma instituição pública de ensino superior vinculada à Força Aérea Brasileira. A sede do campus fica em São José dos Campos, em São Paulo. Os cursos do ITA em Engenharia são nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado).


Os cursos do ITA na graduação têm duração de cinco anos. Nos  primeiros 24 meses, os alunos frequentam o Curso Fundamental, com uma base curricular dividida em departamentos: Matemática, Química, Humanidades, Computação e Engenharia Mecânica.

Excelência em Engenharias

A partir do terceiro ano, inicia-se o conteúdo dos cursos profissionais, específicos das Engenharias. Também são vistos fundamentos em Engenharia Ambiental, Direito, Administração e Economia. No finalzinho dos estudos, os alunos passam pelo estágio curricular e desenvolvem o trabalho de graduação.

A seguir, conheça as modalidades e as temáticas abordadas nos cursos do ITA.

Engenharia Aeronáutica

Forma engenheiros que trabalham diretamente com projetos de aviões e helicópteros. Os alunos aprendem sobre motores e turbinas, a partir de conteúdos de aerodinâmica, estruturas e mecânica do voo. Os profissionais podem trabalhar com a manutenção de aeronaves, fabricação de peças aeronáuticas e consultorias relacionadas à área.

Engenharia Eletrônica

Sistemas, equipamentos e dispositivos ligados à eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica fazem parte do universo de estudos da Engenharia Eletrônica. Sua principal aplicação volta-se para projetos aeronáuticos. Os engenheiros podem atuar no desenvolvimento de sistemas elétricos de automóveis e de computadores, dentre outros.

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Os estudantes desenvolvem conhecimento e habilidade em Engenharia Mecânica, em geral. O diferencial fica para a especialização do curso, direcionada à mecânica aeronáutica, incluindo aeronaves e satélites. São vistos conteúdos de mecatrônica, sistemas térmicos e gestão industrial e financeira.

Engenharia Civil-Aeronáutica

A sólida formação do engenheiro civil-aeronáutico é garantia de vaga no mercado de trabalho. Isso porque o profissional torna-se apto a aplicar a teoria vista no curso na construção de projetos aeronáuticos. Trabalha-se, ainda, com planejamento e infraestrutura associadas a aeroportos e transporte e tráfego aéreos.

Engenharia de Computação

Eletrônica e tecnologia da informação são conteúdos fundamentais deste curso. Os alunos adquirem competência para aplicarem os conhecimentos de hardware e software em sistemas computacionais. Além de eletrônica básica e digital, são vistas as temáticas de tecnologia de programação e inteligência artificial. Matemática aplicada à ciência da computação também faz parte do currículo.

Engenharia Aeroespacial

Os interessados na concepção e construção de foguetes, satélites e veículos aeroespaciais encontram neste curso a formação consistente de que precisam. A  grade curricular traz conteúdos específicos da área como o de mecânica orbital. Temáticas básicas de propulsão, aerodinâmica, telecomunicações e dinâmica de voo também são lecionados.

Agora que você já viu quais as vantagens de se tornar aluno de um dos cursos do ITA, é tempo de se preparar. O curso Poliedro sabe bem como te auxiliar! Em 2018, das 110 vagas dos cursos do ITA, 48 foram conquistadas por seus alunos. Saiba mais sobre esse sucesso de aprovação na página do curso preparatório do ITA!

Nova call to action

Mais Posts

Nova call to action