Chapéu de formatura com diploma de licenciatura ou bacharelado

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? Veja qual você deve escolher

Robson Ribeiro

Na hora de escolher um curso superior, é preciso levar várias coisas em consideração. Além da carreira, do seu perfil, do tempo de formação, da área (Exatas, Biológicas ou Humanas) e das expectativas do mercado, ainda temos que decidir se faremos a graduação no modelo de licenciatura ou bacharelado.

Você já ouviu falar dessa divisão? A diferença de carreira e formação entre o bacharelado e a licenciatura é enorme, por isso é necessário conhecer bem as opções disponíveis e escolher com consciência.

Para te ajudar nesse processo, neste texto vamos explicar o que é a licenciatura e o bacharelado e qual é a melhor opção para você. Confira!

Formandos jogando chapéus ao alto, com diplomas de licenciatura ou bacharelado

O que é licenciatura?

Os cursos superiores com a modalidade de licenciatura são aqueles que foram criados para permitir que o estudante, ao se formar, esteja habilitado para ministrar aulas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Vários cursos contam com a alternativa de fazer a licenciatura em vez do bacharelado. É o caso da Educação Física, Física, Matemática, Biologia, Química, Sociologia, Filosofia e várias outras formações que trabalham com temas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O que é estudado durante a licenciatura?

Durante a licenciatura, você aprende vários conteúdos técnicos e teóricos da área que escolheu cursar. Entretanto, existe uma grande parte da formação que é dedicada a formar professores.

Nela, as aulas são focadas em metodologia de ensino, gestão de conteúdos, organização de materiais, funcionamento de Instituições de Ensino, técnicas de ensino, lógica de aprendizagem, didática, etc.

Então, além de aprender questões teóricas da formação (na Educação Física, por exemplo, você aprende sobre anatomia, motricidade, entre outras), você também tem acesso a conteúdos que auxiliam o seu trabalho quando for dar aulas.

Qual é o mercado da licenciatura?

A licenciatura é uma alternativa interessante para os estudantes em função da sua flexibilidade. O graduado pode atuar em escolas, cursos preparatórios, empresas, organizações não governamentais e diversos outros espaços como professor.

Por ter recebido disciplinas pedagógicas voltadas ao “ensinar”, o profissional com licenciatura também consegue trabalhar com palestras, instruções e outras funções que envolvam o compartilhamento de conhecimentos e a utilização de didática.

Que perfil mais combina com essa formação?

Para seguir carreira na licenciatura, a pessoa precisa gostar de ensinar. Não é preciso querer ficar em sala de aula — apesar de essa ser a opção com mais oportunidades de emprego —, mas você deve ser alguém paciente, que respeita o tempo de aprendizado de outras pessoas e está disposto a usar diversas ferramentas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento de alguém (por mais difícil que isso possa ser).

O que é Bacharelado?

O bacharelado é um curso superior de caráter científico e prático, que busca explorar os principais conteúdos e campos de atuação de determinada área do conhecimento. No mesmo exemplo usado na licenciatura, podemos falar sobre o bacharelado em educação física: além do foco em partes teóricas, o curso também prepara o profissional para trabalho com atletas de alto desempenho, atletas amadores, processos de recuperação de lesões, etc.

A grande diferença entre o bacharelado e a licenciatura é que o bacharelado é mais amplo e tem um foco em aprofundamento teórico maior em alguns conteúdos (enquanto o estudante de licenciatura aprende sobre didática e processos pedagógicos, o estudante de bacharelado continua se aprofundando na área científica e fazendo estágios práticos em diferentes campos).

O que é estudado durante o bacharelado?

O curso de bacharelado é, por determinação do Ministério da Educação (MEC), uma formação genérica. Isso significa que ele aborda vários conteúdos pertinentes a formação do profissional, tem um certo grau de aprofundamento , mas não tem um foco determinado.

Se você for estudar biologia, por exemplo, o bacharelado abordará todas as principais questões da área, mas não terá um semestre inteiro focado em paleontologia, por exemplo.

Qual é o mercado do bacharelado?

A flexibilidade do bacharelado está nas opções de carreira que o estudante pode seguir ao terminar sua graduação. A formação é bastante ampla e existem dois principais caminhos que podem ser seguidos: o mercado de trabalho tradicional ou a academia.

Por ser uma formação estritamente científica, ao terminar o bacharelado, o estudante pode ingressar em um mestrado ou doutorado e se tornar um pesquisador. Nesse caso, ele também se habilita para dar aulas em cursos superiores em sua área de pesquisa.

Já no mercado de trabalho, o estudante tem uma série de atuações profissionais que só são permitidas caso ele tenha um bacharelado. Um bom exemplo disso é a Medicina: você precisa da formação e da titulação para trabalhar em clínicas, consultórios e hospitais de forma legalizada.

Que perfil mais combina com essa formação?

Por ser uma formação mais flexível, o bacharelado combina com vários perfis diferentes. Ele atrai desde o estudante que apenas quer uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho em uma área que gosta, quanto aquela pessoa curiosa e que tem vontade de se desenvolver academicamente e construir uma carreira dentro da faculdade.

Qual é melhor, licenciatura ou bacharelado?

Depois de ler o texto até aqui, provavelmente você já sabe a resposta sobre qual é a melhor opção, não é mesmo? Entre licenciatura e bacharelado, a escolha certa depende do seu perfil e dos seus objetivos.

Cada formação é usada para uma coisa diferente, além de contar com algumas disciplinas distintas. Então, a única forma de decidir qual é a melhor alternativa é sentando na cadeira, definindo seus objetivos e pensando em qual futuro você quer.

Caso ainda tenha dúvida sobre isso, leia o texto no qual explicamos sobre como escolher um curso que combine com seu perfil!

Saiba como escolher um curso que combine com você!

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts