ita.jpg

Saiba mais sobre o ITA: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Robson Ribeiro

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é o lugar ideal para aqueles que se interessam pelas áreas de ciências e tecnologias vinculadas ao Setor Aeroespacial. Essa instituição possui uma respeitável reputação, considerada uma espécie de MIT (Massachusetts Institute of Technology) brasileiro.

Mas o que é o ITA exatamente? Conheça mais sobre esse instituto de excelência no país!

poliedro (2)

A Instituição e a oferta acadêmica

O ITA é uma instituição universitária pública, que mantém vínculo com o Comando de Aeronáutica (COMAER). Está localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Como o próprio nome indica, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica está dedicado ao ensino nas áreas de ciências e tecnologia no Setor Aeroespacial, oferecendo os cursos de graduação em Engenharia, que podem ser:

  • Engenharia Aeronáutica;

  • Engenharia Eletrônica;

  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica;

  • Engenharia Civil-Aeronáutica;

  • Engenharia de Computação;

  • Engenharia Aeroespacial.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica também oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado, mestrado profissional e doutorado) e lato sensu (de especialização e extensão). O mestrado e o doutorado possuem cinco programas e estão subdivididos em 22 áreas de concentração.

É válido ressaltar que os estudantes de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos durante os 5 anos de curso, além de moradia abaixo do custo normal dentro do campus universitário. E os alunos de pós-graduação estão sujeitos a diversas oportunidades de bolsas de estudo.

Como surgiu o ITA?

O ITA foi criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho, que aos 19 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para tornar-se piloto do exército. Em 1931, quando realizava o voo inaugural entre Rio de Janeiro e São Paulo, teve a ideia de criar o Correio Aéreo Nacional.

Uma década mais tarde, quando foi formado o Ministério de Aeronáutica, a partir da união da aviação do Exército e da Marinha, Casimiro recebeu a Subdiretoria Técnica do ministério. Em 1943, por incumbências deste posto, viajou aos Estados Unidos e sua visita rendeu conhecer o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O MIT representou uma grande inspiração para a criação e o desenvolvimento do ITA no Brasil, ideia que na época foi recebida de forma excêntrica e pouco realista. Atualmente, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica corresponde a um centro de excelência em engenharias ligadas à ciência e tecnologia aeroespacial.


Como é estudar no ITA?

Estudar no ITA representa um sonho para muitos, mas para tornar-se realidade será importante manter uma disciplina de estudos e estar atento às exigências, trâmites e requisitos do processo seletivo.

Mas como funciona o ITA?

Logo de ingressar, também importará a dedicação do aluno, que deverá servir como militar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

O curso está inserido no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que é uma base militar onde outras instituições militares (como escolas e outras universidades) também estão localizadas.

Nessa espécie de campus gigantesco, além de prédios acadêmicos, o aluno residente também irá encontrar supermercados, bancos, academias, restaurantes, entre outras comodidades. Um resumo com fotos pode ser encontrado aqui.

Se você está mesmo decidido a realizar o sonho de estudar no ITA, conte com o Poliedro para alcançá-lo!

Acesse nosso site!

Mais Posts

Nova call to action