estudar medicina.jpg

Saiba quais são as melhores faculdades de Medicina do Brasil!

Robson Ribeiro

Você vai prestar vestibular para Medicina e quer saber quais são as melhores faculdades do país? Confira este post!

faculdade

Por que saber quais são as melhores faculdades de Medicina?

Antes de comentarmos sobre as melhores faculdades de Medicina, vamos mostrar o que a classificação elaborada pela Quacquarelli Symonds (QS) empresa especializada em educação e é responsável por um dos principais rankings de universidades do mundo, leva em consideração:

1 - Reputação acadêmica: baseia-se em respostas de 75 mil acadêmicos;

2 - Reputação do empregador: é o único ranking que considera a questão de empregabilidade como fator chave na avaliação de universidades, baseando-se em mais de 40 mil respostas;

3 - Citações de pesquisa por artigo: são medidos as citações por artigo, ao invés de citações por membro do corpo docente;

4 - Índice H: maneira de medir a produtividade e o impacto do trabalho publicado de um cientista ou acadêmico. Baseia-se no conjunto de trabalhos acadêmicos mais citados e no número de citações que receberam em outras publicações.

As melhores faculdades de Medicina segundo a QS

O já mencionado ranking divulgado pela QS lista a posição das melhores faculdades de Medicina do Brasil e do Mundo. Abaixo, relacionamos as 15 primeiras colocadas no país:

1. Universidade de São Paulo (USP);

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

5. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);

6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp);

8. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS);

9. Universidade de Brasília (UnB);

10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

11. Universidade Federal da Bahia (UFBA);

12. Universidade Federal do Paraná (UFPR);

13. Universidade Federal de Goiás (UFG);

14. Universidade Federal de Pelotas (UFPel);

15. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O que você deve saber sobre as melhores faculdades de Medicina

Antes de determinar qual faculdade de Medicina escolher (ou quais, já que você pode e deve tentar uma vaga em diferentes instituições), há algumas coisas interessantes a destacar, tais como a intensidade da concorrência, que pode ser bastante útil para você escolher uma instituição de qualidade, enfrentando um desafio um pouco menor ou ainda se preparando melhor para vencer uma concorrência mais alta.

Além disso, como as instituições de ensino possuem processos seletivos distintos, é imprescindível que você se informe sobre um deles: quantas fases, quantas provas e quanto tempo para cada fase, quais os tipos de cada prova (múltipla escolha, dissertativa ou entrevista), quantas questões e quantas disciplinas em cada prova, qual o grau de dificuldade e o formato das questões, qual o peso de cada questão e de cada disciplina na composição da nota final.

A prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é uma das mais importantes do país e é a que você terá de encarar caso deseje estudar na na Universidade de São Paulo (USP). Já Unicamp conta com a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e Unesp com a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Há ainda os casos, cada vez mais comuns, em que é ingresso na faculdade é possível pela nota obtida no Enem.

Lembre-se de que pode contar com o Poliedro para conquistar a sua vaga numa das muitas faculdades de Medicina do país!

Nova call to action

Mais Posts

Nova call to action