educação.jpg

Saiba quais são os cursos mais procurados no vestibular e prepare-se!

Robson Ribeiro

Medicina, Engenharia, Administração? Você sabe quais são os cursos mais procurados pelos vestibulandos? E como essa informação pode interferir em sua rotina de estudos?

Tradicionalmente, algumas graduações atraem um alto número de candidatos, mas ao longo dos anos, a lista dos cursos mais procurados pode variar. Neste post, apresentamos as 10 formações mais procuradas com base em levantamentos realizados pelo MEC (Ministério da Educação).

Como fazer faculdade a distância e manter a rotina de estudos-1

Por que saber quais são os cursos mais procurados?

Durante a preparação para o vestibular, a preocupação excessiva com a situação dos outros estudantes pode ser prejudicial em razão do potencial de aumentar o estresse e prejudicar a rotina de estudos. Porém, não ter a menor ideia do "status" do curso desejado pode ser um verdadeiro tiro no pé.

É interessante saber que estar entre os mais procurados não faz desses, necessariamente, os cursos mais concorridos. Na verdade, essa questão depende ainda do número de vagas disponibilizadas para cada graduação, por cada instituição de ensino.

Em todo o caso, conhecer a lista dos cursos superiores mais procurados é importante para ter uma noção melhor e adequar o seu nível de preparação para alcançar seu objetivo de entrar para a faculdade.

Os 10 cursos mais procurados no Sisu

O MEC divulga listas dos 10 cursos mais procurados por estudantes que se inscrevem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), sistema informatizado do governo que utiliza a nota obtida no Enem para conceder vagas no Ensino Superior em instituições públicas.

O mais recente levantamento divulgado até o momento aponta as seguintes graduações nas 10 primeiras colocações dos cursos superiores mais procurados:

  1. Medicina;

  2. Administração;

  3. Direito;

  4. Pedagogia;

  5. Educação Física;

  6. Ciências Biológicas;

  7. Psicologia;

  8. Medicina Veterinária.

Os 10 cursos mais procurados no Prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos)  é um programa do governo que concede bolsas de estudos para o acesso a instituições de Ensino Superior da rede privada. Quem se candidata para o benefício também precisa ter feito o Enem, além de atender a critérios socioeconômicos pré-determinados.

A análise dos cursos mais procurados no Prouni, também apresentados pelo MEC, complementa a lista anterior e dá ainda mais clareza dos cursos mais populares entre os vestibulandos. Abaixo, você confere os 10 primeiros colocados do levantamento mais recente feito pelo MEC:

  1. Administração;

  2. Direito;

  3. Pedagogia;

  4. Engenharia Civil;

  5. Ciências Contábeis;

  6. Educação Física;

  7. Enfermagem;

  8. Psicologia;

  9. Fisioterapia;

  10. Serviço Social.

Seu curso não está no "top 10". Isso importa?

Em geral, o nível das provas de vestibular ― seja o Enem ou outros exames ― não difere de um curso para o outro, o que significa que as questões não são mais difíceis para quem busca um dos cursos mais procurados nas faculdades.

Além disso, é certo que uma instituição de ensino privada pode dar pesos diferentes a cada área de conhecimento, mas nada disso deve ser pretexto para que você se dedique menos durante a preparação.

Assim, nossa dica é para que você não relaxe nos estudos se a graduação que você escolheu para sua formação profissional não aparece em algum dos "top 10" de cursos mais procurados que apresentamos.

Precisa de ajuda para se preparar para as provas? Entre em contato e conheça os programas de pré-vestibular do Poliedro!

INSCREVA-SE NO CONCURSO DE BOLSAS 2019 DO POLIEDRO!

Mais Posts