preparação para medicina

Saiba tudo sobre a faculdade de Medicina com o Poliedro!

Robson Ribeiro

Alunos que desejam ingressar em Medicina já ficam apreensivos desde a preparação para o vestibular. Os desafios vão da grande concorrência para o ingresso na graduação à longa jornada de estudo.

No entanto, todo esse esforço fica pequeno diante da concretização de trabalhar com aquilo que se gosta. E para afastar qualquer possibilidade de insatisfação com a profissão, o estudante deve começar a sua jornada na área da saúde buscando entender tudo sobre a faculdade de Medicina.

Vem com a gente!

curso de medicina

Antes

Começaremos este artigo com o que antecede a faculdade de Medicina, afinal, o vestibular é a primeira prova da longa e valiosa jornada de um(a) futuro(a) médico(a).

Primeiro: como passar em Medicina?

Entrar no curso mais disputado do país requer uma preparação consistente, levando em conta a instituição em que o estudante deseja ingressar, já que cada faculdade utiliza de maneira específica a nota do Enem e vestibular.

A dica, então, é focar em um exame e estudar de acordo com que o edital pede, contando com a ajuda de cursinhos que possuem planos de estudo específicos para cada vestibular, como Fuvest, Unicamp, Unifesp e Unesp.

A mensalidade das faculdades particulares Medicina

As faculdades particulares de Medicina têm mensalidades que variam bastante de acordo com a região do país e seus valores são atualizados regularmente (no geral, de ano em ano).

De qualquer maneira, com a nota do Enem, existe a possibilidade de financiar o curso em programas como o Fies (Financiamento Estudantil) ou de se obter uma bolsa de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, algumas instituições, por meio de programas próprios, concedem financiamento barato ou bolsa de estudo.

Durante

Continuando nosso tour com tudo sobre a faculdade de Medicina, chegamos ao período da graduação em si.

A faculdade de Medicina possui duração mínima de 6 anos. Na metodologia tradicional de ensino, esse período costuma ser dividido em ciclo básico, ciclo clínico e internato. Entenda melhor cada uma dessas fases:

O ciclo básico

Correspondente aos primeiros dois anos de curso, o ciclo básico compreende as matérias de Medicina dedicadas ao entendimento do funcionamento do corpo humano.

São disciplinas comumente teóricas e servem de base para as que aparecerão futuramente no curso. São exemplos dessas matérias: Biologia celular, Histologia, Bioquímica, Anatomia, Fisiologia e Microbiologia.

O ciclo clínico

Nesta etapa, o estudante ainda encara matérias teóricas e práticas em laboratório, mas a novidade são os módulos clínicos e as disciplinas voltadas para construção de competências como o diagnóstico e a prática cirúrgica.

Os módulos clínicos, em especial, colocam o estudante em contato com casos reais, em ambientes como ambulatórios e enfermarias. Lá, eles realizam exames clínicos e avaliam pacientes, sempre de forma supervisionada.

Finalmente, nesse período, o estudante entra em contato com as diversas especialidades da Medicina.

O Internato

O internato corresponde aos dois últimos anos do curso. Nesse momento, os alunos vão adquirindo responsabilidade crescente, de forma a estarem aptos a atuar como médicos após a graduação.

As atividades são desenvolvidas em regime de estágio, com rodízio nas principais especialidades médicas. Os alunos acompanham a rotina de médicos e realizam procedimentos básicos. Ao final, eles devem saber como interpretar exames, identificar patologias e tomar decisões.

E depois da graduação?

Calma, não acaba por aqui tudo sobre a faculdade de Medicina. Ao final do curso, o profissional já pode atuar como médico, dado que é um bacharel formado, mas, ainda há muito chão pela frente.

Outro caminho possível depois da graduação é seguir para a carreira acadêmica, o que geralmente exige mestrado e doutorado para atuar com docência e pesquisa.

Depois desta leitura, apostamos que você entendeu tudo sobre a faculdade de Medicina! Este artigo lhe ajudou? Aproveite e faça o download do e-book Gabaritando o Enem. Ele vai te ajudar a entrar na faculdade de Medicina!

Nova call to action

Mais Posts