tecnologia na educação

Tecnologia na educação: aprenda a usá-la a seu favor

Robson Ribeiro

Já se foi o tempo em que a expressão tecnologia na educação era completamente impensável. Quem ainda diz, por exemplo, que internet e estudos não combinam está completamente enganado. A grande rede tem muito material e ferramentas para oferecer a quem está em um ano decisivo, em busca da aprovação na universidade.

 

como utilizar a tecnologia para educação

Para estudar quando e como quiser

Seja na sala de aula ou em casa, a tecnologia na educação possibilita novas formas de aprender e fixar os conteúdos. Enquanto os professores usam recursos cada vez mais dinâmicos, os alunos encontram outros aliados, especialmente na hora de se preparar para provas importantes. Nada substitui os livros, mas bons complementos são sempre bem-vindos.

Na internet, não faltam sites e canais que podem fazer uma grande diferença na rotina de estudos do futuro universitário. E melhor: ninguém precisa gastar nada com isso.

O Sistema Poliedro trabalha estreitamente com a tecnologia no seu método de ensino. O Portal Edros, por exemplo, funciona como canal de comunicação entre alunos e professores, trocas de arquivos, facilita a pesquisa, a leitura de atualidades e o acesso a exercícios.

Quer um conteúdo mais visual? Também tem! A TV Poliedro, canal do Youtube do sistema de ensino, tem vídeos novos todas as segundas, quartas e sextas às 15h com temas pertinentes para as provas.

Se o objetivo for focar na resolução de questões também sobram opções. O Poliedro Resolve, além de ter as provas anteriores dos principais vestibulares do país, tem um calendário com as correções comentadas dos exames. 

O poder dos aplicativos

Ter o smartphone sempre na mão nem sempre é negativo. Ao invés de perder tempo curtindo as fotos de quem nem conhece, você pode aproveitar para responder alguns exercícios e rever a matéria. Esse sim é um excelente uso da tecnologia na educação.

O P+, também desenvolvido pelo Poliedro e exclusivo para os seus alunos, é um desses apps para estudo que podem transformar qualquer tempo ocioso em tempo de aprendizado. A ferramenta conta com material exclusivo, questões, permite a organização do plano de estudo e uma análise de desempenho bastante precisa. 

A lista é bastante longa e todos os dias surgem aplicativos novos com diferentes funcionalidades. Alguns outros exemplos são o Manual da Redação, App Prova, Vestibulando e Estudavest.

Tecnologia a favor da organização:  aplicativo para gestão de tempo

A tecnologia traz muitas distrações, mas também pode ser uma ferramenta para ajudar a manter a concentração. O Rescue Time é tão engajado nesta tarefa que pode até mesmo bloquear alguns sites mais difíceis de resistir. O Focus Booster, por sua vez, funciona mais baseado na Técnica de Pomorodo e vale para o smartphone.

Tem dificuldade em organizar um cronograma? Invista em ferramentas como o Evernote e o Trello, que deixam todas as suas tarefas ajustadas.

Os aparelhos eletrônicos estão em todos os lugares, ao alcance das nossas mãos, e é muito fácil dispersar. O mais importante nesse uso da tecnologia é ter responsabilidade e foco.

Como montar uma rotina de estudos eficiente?

Mais Posts