vale a pena ir estudar em outra cidade

Vale a pena mudar de cidade para estudar?

Robson Ribeiro

Na hora da decisão, é comum se deparar com essa questão: muitas das faculdades de referência ficam longe de casa. E agora, será que vale a pena mudar de cidade para estudar? Surgem pensamentos sobre as despesas familiares, sobre não conhecer ninguém no novo lugar e ter que se virar, aquele frio na barriga antes mesmo da aprovação.

Sim, mudar de cidade pode ter muito perrengue envolvido, mas também pode ser o maior aprendizado da sua vida. Continue lendo para descobrir o porquê.

mudar de cidade para estudar

Você vai ganhar mais independência e jogo de cintura

Pode ter certeza que surgirão muitos problemas e burocracias para resolver se você vai mudar de cidade sozinho para estudar. Esqueça aquela vida boa de pai e mãe sempre responsáveis pelas contas e pela comida na geladeira. Essas tarefas passarão a ser suas. Além disso, terá que tratar também de documentos com a universidade, contratos e afins.

É bem provável que você esteja se perguntando: mas isso são vantagens? Sim! Claro que as responsabilidades aumentam, mas a capacidade de adaptação também. Em muito pouco tempo, você estará lidando com questões que nunca imaginou e melhor, com bastante naturalidade.

Em um outro local, você vai ter que inevitavelmente se tornar mais independente. Descobrir a cidade, pegar transporte público, caminhar, pesquisar os melhores mercados e se perder um pouco. Faz parte do aprendizado.   

A sua rede de contatos será automaticamente ampliada

Os seus amigos de sempre não precisam ficar com ciúmes, mas a verdade é que você certamente conhecerá muitas novas pessoas quando mudar de cidade. Se dividir a casa com alguém ou morar em uma república, a chance de formar um grupinho já é grande. 

Isso vale para as amizades, mas inclui o campo profissional também. Ao mudar de cidade, tudo é novidade e a chance de fazer novos contatos é maior.

Essa talvez seja a melhor chance que você tem de se conhecer

Você, provavelmente, não sabe de tudo o que realmente gosta neste momento. No conforto de casa, na rotina, sem ter que pensar muito sobre a dinâmica da casa. Morar sozinho em outra cidade vai te ensinar muito sobre resiliência e sobre quem você é, de fato.

Nesse processo, você descobrirá que é bem mais forte do que imaginava e que não voltará correndo para a casa dos seus pais na primeira dificuldade.

Você frequentará o curso dos seus sonhos em uma faculdade de renome

Difícil pensar em como é mudar de cidade para estudar sem antes considerar o que motivou essa decisão. Em 2017, apenas cerca de 10% dos estudantes mudaram de cidade para cursar uma universidade federal, mas esse número vem aumentando. Os candidatos arriscam a mudança, seja para as federais ou outras instituições, em nome da qualidade de ensino.

As faculdades mais procuradas, como USP e Unicamp, concentram alguns dos melhores cursos do país, e ser aprovado em um deles é uma verdadeira honra. Depois disso, a mudança é uma consequência natural para que o sonho seja realizado.

Faculdades mais procuradas: o que você precisa saber sobre elas?

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts