estudar para medicina

Vestibular de Medicina: como se preparar para esse desafio?

Robson Ribeiro

Passar no vestibular de Medicina é o desejo de muitos. Por essa razão, o curso está entre os mais concorridos nas melhores instituições de ensino superior do país. Você sabe o que fazer para se preparar para esse desafio e conquistar a sua vaga?

Muitas instituições ainda apostam na realização de seu próprio processo seletivo e há diferenças que não podem ser ignoradas. Considerando este e outros aspectos das provas de vestibular de Medicina, fizemos este post para ajudar você a entender qual caminho seguir para entrar na graduação. Boa leitura!

entrar em medicina

Conheça as provas

Há diferentes provas de vestibular de Medicina e você deve conhecer aquelas que realizará. Isso significa acessar o site do Enem ou da instituição e ler cuidadosamente o edital e outras fontes de informação, assim como realizar provas de edições anteriores do vestibular. Geralmente as próprias instituições disponibilizam os cadernos de questões e os gabaritos gratuitamente na internet.assim como realizar provas de edições anteriores do vestibular. Geralmente as próprias instituições disponibilizam os cadernos de questões e os gabaritos gratuitamente na internet.


Use-estas provas para se familiarizar com os conteúdos, com o grau de dificuldade e com o formato das questões. Assim, quando o grande dia chegar, você não será pego(a) de surpresa por um tipo de prova que não esperava encontrar.

Saiba em quais conteúdos focar

Essa informação é estratégica e permite dar um direcionamento mais focado nos estudos.

Procure saber quais são os assuntos que caem com mais frequência no
vestibular que você quer fazer e reserve um tempinho a mais no seu roteiro de
estudos para se dedicar a eles.
Também vale descobrir  sobre como a instituição de ensino desejada utiliza a nota no Enem em sua seleção.


Ao avaliar o seu desempenho no Enem, uma Instituição de Ensino pode atribuir pesos diferentes para cada área de conhecimento. No caso de um vestibular de Medicina, é possível que a instituição dê pesos maiores à prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo um bom motivo para focar seus estudos nos conteúdos de Biologia, Física e Química.

Atenção para não negligenciar as outras áreas de conhecimento e comprometer todo o resto da prova.

Organize sua rotina de estudos

A organização da rotina é fundamental para quem vai encarar um vestibular de Medicina. Ao montar um planejamento ou cronograma de estudos, considere seu tempo disponível, o conteúdo a ser estudado e o perfil da prova.

Há vestibulares, como o da USP e da Unicamp, que contam com questões dissertativas na segunda etapa do processo de seleção. Assim, passar todo o tempo estudando para resolver questões de múltipla escolha pode não ser a melhor alternativa.  

Aposte em um cursinho preparatório

Para encarar o vestibular de Medicina, toda ajuda é bem-vinda. É válido apostar em um cursinho preparatório específico para Medicina, como o do Poliedro.

Os professores do cursinho conhecem bem cada prova e poderão orientar você sobre os conteúdos mais importantes. Eles também a condução semanal dos estudos e estarão à sua disposição para sanar dúvidas e passar dicas que podem fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Estudar com Equilíbrio e de maneira sustentável

Esta é uma dica que serve tanto para a sua preparação quanto para os anos seguintes, quando você já estiver cursando a graduação em Medicina. A rotina de quem se prepara para este vestibular é puxada  a rotina de estudos na formação também será.

Por isso, é importante dormir e alimentar-se adequadamente bem, como praticar exercícios físicos e até se divertir com familiares e amigos é importante para equilibrar o árduo ritmo de estudos e dar ao corpo o descanso necessário.

Gostou do post e está pronto para começar sua preparação para o vestibular de Medicina? Entre em contato e saiba como o Poliedro pode ajudar!

Nova call to action

Mais Posts