ita o que estudar.jpg

Vestibular do ITA: o que estudar?

Robson Ribeiro

Quem sonha entrar numa faculdade como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deve saber que será imprescindível contar com dedicação e organização. Isso porque essa é uma das instituições com ingresso mais disputado no país.

É importante conhecer bem os critérios, requisitos e conteúdos abordados nas provas do vestibular do ITA. Para ajudá-lo, aqui reunimos algumas dicas e orientações sobre o que estudar para o ITA. Fique atento!

estudar ita

Trâmites e requisitos

Em primeiro lugar, para enfrentar o vestibular do ITA será indispensável estar atento ao calendário e conhecer todos os requisitos que a Instituição exige. É essencial seguir passo a passo todas a instruções, porque a falta de algum requisito poderá deixar de fora um candidato, ainda que este tenha se preparado arduamente.

Há exigências prévias e outras regras para o momento da realização do exame, além das burocracias. O aluno deve prestar atenção até no que vai vestir, porque alguns acessórios estão proibidos por regulamento. E deve levar os documentos necessários, como o cartão de inscrição, que deve ser impresso.

Ao fazer a inscrição para o vestibular do ITA, o estudante deve ainda conferir o local e as datas de realização das provas, de acordo com a cidade onde foi feita a inscrição.

Conteúdos abordados no vestibular

Sabemos que as disciplinas de exatas são o ponto forte para estudar no ITA. Mas as matérias cobradas na prova do vestibular do ITA são: Física, Português, Inglês, Matemática e Química.

Para ter sucesso no exame, será importante dar atenção a essas cinco matérias especificadas no programa, principalmente àquelas pelas quais não há muita identificação.

Isso é essencial como lembrete aqui, porque muitos candidatos a um Instituto como o ITA, que possui ênfase na área de Exatas, deixam de lado o estudo de algumas matérias como Inglês e Português. Ao contrário, recomendamos reforçar a dedicação sobre essas áreas, já que o programa inclui vasto e avançado conteúdo em cada uma delas.

Além disso, como a concorrência é alta, muitos candidatos chegarão preparados para resolver qualquer questão. Então, a recomendação é preparar-se integralmente, se possível, através de um cursinho para o ITA.

Dicas úteis para enfrentar a prova do ITA

Quem já enfrentou concursos sabe que não é só de conteúdos que uma seleção decide seus finalistas. Listaremos algumas dicas que podem ajudá-lo a passar no vestibular do ITA.

  1. Estar decidido e seguro é o primeiro passo. A certeza da escolha e a disciplina durante o ano letivo contribuem nesse sentido e aumentarão sua confiança.

  2. Planejamento e organização. Contar com tudo atualizado e ordenado colabora com o aprendizado, a calma e a agilidade mental, essenciais para realizar provas difíceis.

  3. Familiarizar-se com o conteúdo e a forma de cobrá-los. Um bom caminho é conhecer o programa e revisar provas anteriores do ITA.

  4. Praticar. Praticando registramos o aprendizado mais firmemente. Fazer simulados é uma boa forma de exercitar, tanto a assimilação dos conteúdos, quanto os rituais para realização da prova.

  5. Conhecer quem já passou por isso. Conversar com quem conseguiu fazer o mesmo que você deseja pode abrir seus horizontes.

Finalmente, conte com o Poliedro e prepare-se bem para o vestibular do ITA!

Nova call to action

Mais Posts