shutterstock_385199641

Você sabe o que é aptidão profissional? Entenda!

Robson Ribeiro

De acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), o mercado de trabalho brasileiro conta com 2.422 ocupações. Além disso, existem 7.258 títulos sinônimos. Para quem está indeciso, a descoberta da aptidão profissional pode ser uma luz no meio de tantas opções.

O estudante talvez esteja muito ocupado com  livros, revisões, datas de provas e prazos no ano do vestibular, mas é importante que reserve um tempo para descobrir a sua vocação. É combinando aptidão e carreira que conseguirá o tão desejado equilíbrio.

O que é e como descobrir a aptidão profissional

Aptidão ou vocação refere-se ao conjunto de talentos ou disposições naturais que cada pessoa tem. Cada um de nós têm capacidades distintas e responde de forma diferente aos estímulos recebidos ao longo da vida. 

Isso faz com que alguns tenham perfis mais analíticos, outros sejam mais impulsivos. Uns têm facilidade em liderar enquanto outros preferem  se “misturar” com o grupo. 

Informações como hobbies, reação diante de desafios inesperados, habilidades com trabalhos artísticos e matérias com que se tem mais facilidade dão pistas sobre quais  campos combinam mais com o aluno.

No entanto, a melhor maneira de ter certeza sobre o assunto é fazendo um teste vocacional. Existem opções rápidas e gratuitas na internet, e que podem dar a você uma resposta aproximada. Recorrendo a um psicólogo é possível fazer um atendimento de orientação vocacional, onde o teste é apenas uma parte do processo.

O teste das 16 personalidades é um método menos direto de chegar à resposta, mas pode ajudar. Com ele, o candidato consegue perceber melhor algumas das suas características pessoais. No entanto, a partir disso, algumas aptidões profissionais podem ficar mais claras.

O processo de autoconhecimento pode ser conduzido pelo próprio estudante de uma forma mais suave, antes do período mais crítico - que é o momento de escolher a profissão. Ele pode fazer-se questões como:

  • Qual é a minha definição de sucesso?
  • Quais são as minhas cinco qualidades mais preciosas?
  • Quais são os meus três maiores defeitos?
  • Pelo que eu quero ser lembrado?

Vocação e carreira

Não existem aptidões negativas e positivas, nem sequer perfis profissionais destinados ao sucesso ou ao fracasso. O que acontece muitas vezes é que não há uma orientação correta e as pessoas acabam em áreas com as quais não têm a menor afinidade.

Esse desencontro rende muita frustração, a sensação de perda de tempo e de que, afinal, o investimento feito na graduação não compensou. Todo o cenário pode ser bem diferente quando finalmente se descobre uma profissão que combina com o perfil profissional.

Profissionais trabalhando com o que querem trabalhar rendem muito mais e são mais felizes. Os resultados são positivos para eles próprios, para a empresa em que trabalham, se for o caso, e para as pessoas que adquirem os seus produtos ou serviços. 

As aptidões profissionais não definem quem você é, mas dão pistas sobre a área em que você melhor pode se  encaixar. Invista em autoconhecimento e faça as melhores escolhas para o seu futuro.

Entenda o que é um teste vocacional!

 

Assine nosso blog

Assine !

Mais Posts